10/02/09 15h17

Centros de compras têm alta nas vendas no primeiro mês do ano

DCI - 10/02/2009

Mesmo em um cenário ainda bastante turbulento no mercado nacional, em decorrência da crise financeira global, o setor de centros de compras ainda dá sinais positivos, termômetro interessante para o varejo nacional, neste ano. O MercadoFlux, indicador da atividade comercial de shopping centers, aponta crescimento de 3% no desempenho do setor no primeiro mês do ano em comparação ao mês de janeiro de 2008. Com a análise da série histórica dos índices, nota-se que o mês de janeiro teve o mesmo índice de outubro e novembro de 2008, o que indica que o início deste ano mantém o mesmo patamar e sequência de resultados positivos observados na maior parte do ano passado. Na análise regional, a atividade comercial de shopping continua em alta, comparada com a mesma época de 2008. O destaque é para a cidade de Belo Horizonte que teve alta de 6%. São Paulo registrou alta de 2% e a atividade comercial do Rio de Janeiro manteve-se estável em janeiro (1%). Por porte, os shoppings de médio porte tiveram alta de 4% e os de grande porte 3% em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Os shoppings de pequeno porte mantiveram-se estáveis (-0,3%).