08/03/12 16h08

Cerca de 76% das maiores empresas do Brasil devem investir em inovação em 2012

MetaAnálise

GAC revela que já utilizam a Lei do Bem.

Quase todas as grandes empresas brasileiras pretendem investir em inovação neste ano. O dado é de estudo exclusivo realizado pela consultoria francesa Global Approach Consulting (GAC), com as 30 maiores companhias do Brasil (ver relação abaixo).

Aproximadamente, 76,4% das organizações vão utilizar recursos próprios ou de fundos setoriais para pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos.

O levantamento também revela que 52% das empresas utilizam a Lei do Bem para processos de inovação. A Lei do Bem, de 2005, permite que empresas obtenham incentivos fiscais automáticos quando realizam pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação. Um projeto enquadrado pode ficar de 20% a 28% mais econômico, ou seja, a diferença entre a viabilidade ou a inviabilidade do empreendimento ou do produto. “Um número significativo de companhias brasileiras está apta a utilizar esse recurso no País, mas não o fazem principalmente por desconhecimento”, explica André Palma, diretor da GAC Brasil.

Cerca de 64,7% das gigantes fazem uso de recursos de fundos setoriais para financiar produtos inovadores ou processos de inovação. Dessas empresas, 29,4% possuem uma área própria dentro da companhia que se encarrega de obter recursos. Já 70,6% afirmaram que além de uma equipe própria, há consultores para atingir a meta.

Confira a lista das 30 maiores empresas do Brasil, segundo a GAC:

- TIM
- Petrobrás
- Vale
- Wal-mart
- Volkswagen
- Fiat
- Telefônica
- Shell
- Pão de Açúcar
- Ambev
- Vivo
- Brasken
- GM
- Telemar
- OI
- Carrefour
- Souza Cruz
- JBS
- Arcellor Mittal
- Refap (Alberto Pasqualini)
- Eletropaulo
- Bunge
- Usiminas
- Cargill
- AutoIndústria
- Ford
- CSN