22/01/13 14h13

Chery define seis fornecedores e confirma fábrica operando em 2013

Brasil Econômico

Testes na unidade começam até dezembro e montadora chinesa negocia com mais 13 autopeças locais

A chinesa Chery já concluiu as negociações com seis fornecedores para se instalarem nos redores de sua fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo. Além dessas empresas, a montadora analisa a proposta de outras nove autopeças que desejam produzir para a Chery. A unidade deverá entrar em operação para testes antes do final deste ano.

“Os fornecedores são empresas brasileiras. Das que já acertaram a instalação temos um fornecedor de vidro e um de sistemas de iluminação. Mas é certo que também virão empresas chinesas, principalmente aquelas que fabricam peças chaves para nossos carros”, disse o presidente da Chery Brasil, Luis Curi, ao BRASIL ECONÔMICO.

Segundo o executivo, além desses fornecedores, ainda restam quatro empresas que se atrasaram para enviar a documentação para se habilitarem ao fornecimento de peças.

A fábrica da Chery está dimensionada para produção de 150 mil carros. Lá, a montadora irá fabricar três modelos de automóveis: um sedã e um hatch da família Célere e um subcompacto, ainda não definido segundo o presidente da empresa.

A unidade começou a ser construída em2011, mas em função de fortes chuvas, todo o trabalho de terraplenagem teve que ser refeito. Agora, a unidade está na fase de construção civil. Segundo Curi, toda a fundação já foi concluída e a montadora aguarda a chegada de toda a estrutura metálica que foi importada da China.

“Na semana passada, chegaram no Porto de Santos 600 toneladas de aço para a nossa unidade. Acredito que o carregamento começará a chegar em Jacareí por volta do dia 28 de janeiro”, disse o executivo.

A partir dai, a construção terá um avanço. A previsão é que em abril esta etapa esteja concluída e, com isso, a Chery comece a importar todo o ferramental e as máquinas para concluir as obras da unidade. “Em abril chegam também os técnicos chineses que vão treinar o nosso pessoal aqui no Brasil. Acredito que a fábrica fica pronta no final deste ano e assim daremos início aos testes da linha”, ressaltou Curi.

A produção, de fato, dos carros para serem vendidos em suas concessionárias, deve ter início até cinco meses após os testes da linha de montagem, acredita Curi. “Carros brasileiros da Chery somente no ano que vem. Estamos, dentro de nosso cronograma”, acrescentou o executivo.

A Chery será a primeira chinesa a ter carros brasileiros. A Jac, que terá uma fábrica na Bahia, em Camaçari, prevê o início da produção para o final de 2014. “A Chery tem boas chances de colher muitos frutos no mercado brasileiro. Eles já conhecem o mercado regional, pois, já mantêm uma unidade de montagem no Uruguai e com isso, já iniciaram o processo de regionalização de peças”, disse o consultor automotivo emembro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), Francisco Satkunas. A Chery prevê produzir no primeiro ano de operação da fábrica 50 mil unidades. Já as vendas devem alcançar em 2013 entre 30 mil a 35 mil automóveis no Brasil.