11/03/13 15h00

Chery oferece 700 empregos e começa a contratar em março

O Vale

Interessados em ocupar as vagas devem procurar o PAT de Jacareí; procura é maior por pedreiro, armador e carpinteiro

O canteiro de obras da montadora chinesa Chery, em Jacareí, vai ganhar 700 novos operários até o fim deste ano. As cinco empreiteiras que trabalham na construção da planta começam a contratar funcionários já neste mês. A maioria das ofertas é para trabalhadores braçais, com remunerações que chegam a R$ 2.500.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) vai intermediar a contratação de mão-de-obra. Para concorrer a uma vaga, o profissional deve se cadastrar no PAT da cidade.

De acordo com o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Alexandre Augusto Santana, o número de vagas depende do ritmo das obras.

“A procura por vaga tem aumentado bastante nas últimas semanas. Mas é importante ressaltar que o crescimento no número de ofertas é sob demanda. A medida que a obra avança, as empreiteiras solicitam novos profissionais”, explicou Santana.

Durante a seleção dos candidatos, será dada prioridade para os trabalhadores que moram em Jacareí. Esse foi um compromisso assumido pela montadora junto à prefeitura.

Funções. De acordo com Santana, a maioria das vagas é para pedreiro, armador, carpinteiro e ajudante de pedreiro. “Mas, às vezes, surge pedido de profissionais da segurança do trabalho também”, disse.

A inauguração da planta em Jacareí está prevista para acontecer entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014.

As empreiteiras terminaram a etapa de colocação de estaca no fim do ano passado. Agora, os trabalhadores da construção civil terão o desafio de concluir a unidade, em uma área de um milhão de metros quadrados.

São 500 mil metros quadrados para a construção da montadora e outros 500 mil para fornecedores da cadeia produtiva da empresa chinesa no Vale do Paraíba. O investimento total na fábrica da Chery, em Jacareí, é US$ 400 milhões.

Produção. O candidato que não é da área de construção civil também pode se cadastrar para trabalhar na montadora quando ela for inaugurada no município.

“Porém, ainda é muito cedo. Esse processo será viabilizado apenas no futuro”, afirmou o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os interessados em concorrer a uma vaga devem comparecer ao PAT de Jacareí com os seguintes documentos: RG, CPF e Carteira de Trabalho.

O PAT da cidade está localizado à rua Alfredo Schürig, 283, no centro.