03/02/09 11h16

Chinesa Chery estreia com o Tiggo no Brasil em março

Valor Econômico - 03/02/2009

A crise internacional deu um tranco, mas não derrubou os planos da montadora chinesa Chery Mercosul de chegar ao Brasil e se expandir na América do Sul. Uma fonte próxima à companhia garantiu ao Valor que em março desembarcam no país os primeiros automóveis Tiggo, um modelo utilitário esportivo com opção de tração 2x4 e 4x4, que já está sendo vendido no Uruguai e na Argentina.  O Tiggo tem motor de quatro cilindros e está situado na categoria de veículos como o Honda CRV e o Toyota RAV. Chegou ao Uruguai e à Argentina custando US$ 24,5 mil, com garantia de dois anos ou 100 mil quilômetros. O preço final no Brasil, porém, deve ser mais elevado por conta da maior carga tributária comparada à dos países vizinhos, mas o valor ainda não foi definido. O distribuidor no Brasil já estaria escolhido, mas a fonte não quis revelar o nome da empresa, justificando o sigilo como parte de uma estratégia que envolve outras empresas ainda em negociação, para a comunicação do lançamento do automóvel para o público e a imprensa. Com sede em Montevidéu, Uruguai, a Chery Mercosul é uma joint-venture entre a montadora chinesa Chery Automobiles Co. - que controla 51% do capital e a gestão administrativa - e o grupo Socma, do empresário argentino Franco Macri, que detém o restante do capital em parceria com investidores uruguaios. Desde que anunciou sua chegada à região, em novembro de 2006, a Chery tem como meta o mercado brasileiro. Na época, Yin Tongyue, diretor do projeto Mercosul da fabricante, disse em entrevista ao Valor que a fábrica em Montevidéu era um começo, mas o objetivo era chegar aos mercados argentino e brasileiro. O plano era desembarcar no Brasil já em 2007. No entanto, o projeto atrasou por diversos motivos: demora na reforma da fábrica ocupada pela empresa na capital uruguaia; na contratação de distribuidores no Uruguai e na Argentina; e mudanças nas regras ambientais para homologação dos veículos, tanto na Argentina quanto no Brasil.  A fábrica em Montevidéu teria capacidade para produção de 25 mil veículos anuais, sendo 10 mil Tiggo e 15 mil QQ, um compacto com motores de 800 e 1000 cilindradas que também está na linha de produtos da empresa para o mercado latino.