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Chinesa Chery planeja fábrica de US$ 700 milhões no Brasil

Valor Econômico - 24/04/2009

Os chineses apostam no Brasil. O mercado automotivo brasileiro, que cresceu no ritmo do dragão chinês nos últimos anos, desperta a cobiça das montadoras do país da Grande Muralha. A Chery, que começa a comercializar três modelos no mercado nacional este ano, já estuda a instalação de uma fábrica no Brasil até 2012. O presidente mundial do grupo, Yin Tongyao, disse que o crescimento do mercado brasileiro é digno dos grandes emergentes - Rússia, e Índia e a própria China. Por isso, as negociações para a entrada firme no País. "Mas, antes de montar uma fábrica no Brasil, temos que desenvolver a tecnologia flex fuel, que ainda não dominamos. Mas o nosso centro de desenvolvimento já está trabalhando neste projeto", disse o executivo.

Está previsto para próximo ano o lançamento no mercado brasileiro de pelo menos um modelo Cherry com a tecnologia bicombustível. O plano da Chery é fazer do Brasil sua base de exportação para a América Latina. O presidente da Chery no Brasil, Luis Curi, disse que deverão ser investidos na implantação da fábrica brasileira cerca de US$ 700 milhões. A capacidade inicial gira entre 100 mil a 150 mil carros produzidos por ano. "Do Brasil, vamos enviar os modelos para os países latino-americanos. Estamos na fase de definição do local onde será instalada a fábrica", disse Curi, que faz parte do Grupo JLJ ,que se associou à montadora chinesa para comercializar os carros da Chery no Brasil. Curi disse que, na primeira etapa de estruturação da rede de concessionários, foram investidos US$ 35 milhões. "Teremos entre 15 a 20 revedendores Chery no Brasil neste primeiro momento. Todos eles concentrados nas principais cidades do Sul e Sudeste do País. São modelos que se encaixam no perfil dos consumidores dessas regiões", acrescentou.