14/05/09 09h51

Chinesa Cnooc garimpa negócios no Brasil

Valor Econômico - 14/05/2009

A petroleira China National Oil Offshore Corporation (Cnooc) começa a prospectar oportunidades de negócios no Brasil. O grupo, o maior produtor chinês de petróleo e gás no mar, enviou ao país um grupo de oito executivos da própria corporação e de empresas controladas para analisar as condições do mercado brasileiro. Na agenda, está a possibilidade de formar parcerias ou de estabelecer formas de cooperação com empresas brasileiras que prestam serviços à Petrobras.

A empresa analisa as oportunidades no Brasil dentro de uma perspectiva de longo prazo, disse Sun Jianjun, presidente da Cnooc Energy Technology & Services, subsidiária da Cnooc especializada na área de serviços e tecnologia, um dos integrantes da comitiva chinesa. O grupo é integrado ainda por executivos da Cnooc Energy Technology & Service-Oil Production Services (Opsc), empresa ligada à subsidiária presidida por Sun. A Opsc é especializada em atividades de plataformas tipo FPSO, sigla em inglês que designa unidades que produzem, estocam e escoam petróleo.

A exigência de conteúdo local definida pela Petrobras na construção de plataformas faz com que a Cnooc tenha de buscar parceiros locais para participar do mercado offshore brasileiro, seja vendendo equipamentos ou fornecendo serviços, diz Marco Polo Moreira Leite, da Asian Trade Link (ATL). Ele avalia que as descobertas de reservatórios na camada do pré-sal contribuíram para aumentar o interesse chinês no mercado brasileiro. Também pesou a determinação do governo chinês de investir no exterior, disse o executivo.