17/11/20 09h23

ChromaLíquido investe na produção de tecidos antivirais e antibacterianos em São Paulo

InvestSP presta suporte à atividade produtiva da empresa no estado

InvestSP

A ChromaLíquido Soluções Tecnológicas, criada pelo Grupo Chroma e a Líquido indústria Têxtil, investiu na expansão da produção de materiais inovadores de proteção à saúde. A empresa detém homologação (na área da mobilidade a exclusividade), para produzir no Brasil tecidos e soluções a partir de um fio de poliamida antiviral e antibacteriano desenvolvido no país pela Rhodia.

Para produzir o novo material a empresa investiu R$ 10 milhões em ampliação de capacidade própria e terceirizada de pesquisa e desenvolvimento. Gerando 20 empregos diretos, além da manutenção e geração de inúmeros novos empregos na cadeia de fornecedores. Com isso, a empresa já pode comercializar o material que possui capacidade para inativar o novo coronavírus.

O tecido já está sendo utilizado na frota intermunicipal da EMTU/SP. No dia 28 de outubro, a Caio entregou 12 ônibus, de um total de 120, que terão bancos, balaústres e catracas revestidos pelo material que possui ação antibacteriana e antiviral - inclusive contra os vírus envelopados, como são classificados os vírus influenza, herpes vírus e os coronavírus. Sendo que, a propriedade antiviral e antibacteriana permanece durante toda a vida útil do tecido, mesmo em situações extremas de uso, manutenção e higienização, como é o caso do transporte coletivo.

Os novos materiais que estão sendo produzidos por empresas como a ChromaLíquido são uma maneira de deter o avanço das contaminações cruzadas, que ocorrem quando uma pessoa toca um objeto ou superfície que foram contaminadas por um vírus ou bactéria.

Ressalta-se que o novo produto não cura a doença de pessoas infectadas. Também não impede a contaminação por meio de contato entre uma pessoa doente e outra sã. Esse produto deve ser utilizado sempre respeitado todos os demais cuidados preconizados, como o uso de máscaras, álcool em Gel entre outros.