04/03/09 11h10

Ci&T e BNDESPar compram a BI-One

Valor Econômico - 04/03/2009

A Ci&T Software, companhia voltada à terceirização de serviços de tecnologia, comprou a BI-One, empresa paulista que presta serviços de consultoria para implantação de sistemas analíticos. A especialidade da BI-One são os programas desenvolvidos pela fabricante de software SAP. A transação, que não teve valor divulgado, contou com apoio financeiro do BNDESPar. Em 2007, a divisão de negócios do BNDES fez uma injeção de capital na empresa e adquiriu 30% de suas operações. Segundo Cesar Gon, presidente da Ci&T, foram reservados R$ 20 milhões (US$ 8.7 milhões) para ampliar os negócios da companhia. A aquisição da BI-One usou parte desse recurso.  Fundada em 2003, a BI-One faturou R$ 6,1 milhões (US$ 3.3 milhões) em 2008. Na carteira de clientes da empresa estão nomes como CPFL, Oi, Petrobras, Saint-Gobain e Faber- Castell. Neste ano, diz Gon, o faturamento projetado para a Ci&T é de R$ 70 milhões (US$ 30.4 milhões). Boa parte dos negócios está atrelado a contratos com clientes nos Estados Unidos - Johnson & Johnson, Yahoo e DowJones, entre outros -, que já respondem por 40% da operação. "A expectativa é atingir R$ 100 milhões (US$ 43.5 milhões) de receita em 2010", diz. Fundada em 1995, em Campinas, a Ci&T é fruto de três jovens empreendedores oriundos dos cursos de graduação e pós-graduação em Computação da Unicamp. A entrada do BNDES na operação ocorreu em 2005, quando o banco injetou R$ 6 milhões (US$ 2.5 milhões) na empresa, sendo R$ 3 milhões (US$ 1.23 milhões) atrelados a financiamento e mais R$ 3 milhões (US$ 1.23 milhões) em ações preferenciais da empresa, adquiridas pelo BNDESPar.