28/06/21 11h31

CIRS celebra 16º protocolo de intenções para gestão e gerenciamento de resíduos sólidos

Apoio técnico será fornecido ao Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo e beneficiará oito municípios

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e o Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo (Cicesp) firmaram, em evento on-line, protocolo de intenções nesta quinta-feira (24/06), de modo que o Governo possa oferecer apoio técnico ao grupo no desenvolvimento de ações de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos a oito municípios. A parceria via SIMA acontecerá por meio de seu Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), que já contabiliza 16 protocolos de intenção assinados com consórcios regionais pelo estado. 

A região na qual o Cicesp está inserida tem como foco a indústria têxtil. Por isso, um dos trabalhos pretendidos será voltado ao manejo correto destes resíduos, além dos chamados RSU – ou resíduos sólidos urbanos –, que incluem fração seca e úmida. Ainda por meio da parceria técnica com a SIMA, o consórcio deve trabalhar para, no futuro, adotar novas tecnologias para separação e mesmo reaproveitamento de materiais descartados. 

Geração de energia limpa 

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, parabenizou o Cicesp pela iniciativa que resultou no protocolo firmado, reforçando ainda o potencial econômico e ambiental dos materiais recicláveis que vão parar em aterros sanitários muitas vezes por falta de conhecimento. “É necessário entender que é errado chamar de ‘lixo’ aquilo que jogamos fora. Tudo aquilo que sai de casa, por exemplo, tem muita oportunidade para reciclagem, compostagem, CDR (Combustível Derivado de Resíduos) e geração de energia limpa”, pontuou. 

Penido ainda enalteceu a capacidade da promoção da economia circular por meio do reaproveitamento dos materiais, de modo a minimizar ainda o impacto humano ao meio ambiente. “Quanta oportunidade podemos tirar dos resíduos sólidos. Podemos aproveitar até o último ‘extrato’. Não podemos mais desperdiçar esse volume de oportunidades. Por isso, a necessidade de buscar soluções”. 

Gerenciamento dos resíduos sólidos 

O titular da pasta estadual relembrou também que, por meio de outros protocolos firmados, resultados já começaram a aparecer. “Isso só demonstra que estamos no caminho certo. A questão da implementação da gestão e do gerenciamento dos resíduos sólidos é um caminho sem volta”. 

Prefeitos e representantes municipais 

O coordenador-executivo do CIRS, José Valverde, também esteve presente no evento on-line, além da prefeita de Ibitinga e presidente do Consórcio, Cristina Arantes, o prefeito de Itápolis, Vladimir Regiani, o prefeito de Novo Horizonte, Fabiano Belentani, o prefeito de Iacanga, Eli Cardoso, o prefeito de Borborema, Vladimir Adabo, o prefeito de Tabatinga, Eduardo Martinez, e a diretora executiva do Cicesp, Natália Brambilla. Também integram o consórcio os municípios de Nova Europa e Pongaí. 

Comitê de Integração de Resíduos Sólidos 

O primeiro Protocolo de Intenções firmado pelo CIRS com consórcios intermunicipais se deu em novembro de 2019. À época, a parceria técnica foi iniciada com o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares). Acesse mais informações sobre o Comitê: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cirs/ 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/06/cirs-celebra-16o-protocolo-de-intencoes-para-gestao-e-gerenciamento-de-residuos-solidos/