27/05/13 11h51

Cisb levará para a Suécia mais 10 pesquisadores

Diário do Grande ABC

O Cisb (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileira), que tem sede em São Bernardo, está completando dois anos de existência e começa a colher frutos de suas atividades. Desde que foi inaugurado, o centro tem trabalhado como intermediador em atividades para a construção e estreitamento da rede de inovação aberta entre Brasil e Suécia em colaboração com empresas, universidades e órgãos públicos de financiamento.

Um exemplo dos resultados obtidos é o projeto desenvolvido no âmbito do programa Ciências Sem Fronteiras, do governo federal. Atualmente, oito pesquisadores brasileiros já fazem pós-doutorado ou estágio de doutorado naquele país, principalmente nas áreas de defesa e segurança, por meio dessa iniciativa, e já há nova chamada (edital), que foi encerrada no início deste mês, que deve levar mais dez para lá em breve. No site da entidade (www.cisb.org.br) é possível obter informações sobre como participar de processo para concorrer a bolsas de estudo na Suécia.

O centro também lidera o Collabora, programa que tem o objetivo de criar um ambiente de visualização para desenvolvimento e integração de soluções para defesa. Um dos grandes parceiros nessa iniciativa, que aguarda a aprovação oficial de recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), é a UFABC (Universidade Federal do ABC).

Outra ação é o desenvolvimento de um Centro de Cooperação das Cidades, que se destina a criar uma visão da cidade do futuro em horizonte de dez anos, em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Saab e agência de Energia da Suécia. A fase piloto está sendo desenvolvida na Suécia e, em 2014, se estenderá para João Pessoa, na Paraíba. Segundo a presidente do Cisb, Alessandra Holmo, há a perspectiva de participação de pequenas e médias empresas brasileiras (inclusive do Grande ABC) de base tecnológica (de softwares, por exemplo) nesse projeto, que deverá, ser ampliada no futuro para outras regiões do País.

PARQUE TECNOLÓGICO - O Cisb é um dos fundadores do Parque Tecnológico de São Bernardo, que já tem estatuto e está na fase de captação de recursos e de definição do local de sua sede. "O parque tecnológico é um espaço neutro de criação, esse é o nosso mundo. Avaliamos a possibilidade de estar lá (no futuro espaço", diz Alessandra.