18/09/20 13h19

CITinova inicia ciclo de diálogos online sobre sustentabilidade

Com o tema Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis, o primeiro webinar da série será realizado em parceria com o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Governo Federal

A urbanização insustentável, as mudanças do clima e o uso desenfreado de recursos naturais estão impactando cada vez mais o bem-estar e a saúde das pessoas. Propor alternativas para acelerar o desenvolvimento sustentável das cidades, onde está concentrada a maior parte da população brasileira, se faz urgente e, para isso, o projeto CITinova inicia um ciclo de diálogos com o tema: “Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis”.

O primeiro debate acontece na quinta-feira (17), às 14h, e conta com a participação do CGEE e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Por conta do distanciamento social, os encontros acontecem por meio de plataforma online e as inscrições podem ser realizadas aqui.

O moderador do primeiro encontro, o assessor técnico do CGEE e coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, Marco Lobo, destaca que a ideia é dar ênfase a um dos principais objetivos do projeto CITinova: “Devemos pensar como planejar e integrar as cidades para um futuro mais sustentável”.

Irão participar do diálogo o coordenador de Clima e Sustentabilidade do MCTI, Marcio Rojas; o ex-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires; e o presidente da Fundação Design For All, Francesc Aragall.

“Ao promover conhecimento científico e fomentar tecnologias inovadoras, o projeto CITinova contribui para o avanço da urbanização sustentável”, afirma Márcio Rojas. “Conteúdos e ferramentas de apoio aos gestores públicos na tomada de decisões que mitiguem os impactos da mudança do clima são fundamentais para garantir melhor qualidade de vida aos brasileiros, e se tornaram ainda mais urgentes neste momento de enfrentamento da pandemia global do Coronavírus.”

Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF).

Até dezembro, cada um dos parceiros coexecutores do projeto realizará um webinar como parte da programação do Ciclo de Diálogos CITinova

Serviço:

Ciclo de Diálogos CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis – 1º webinar

Data: quinta-feira, 17/09/2020.

Horário: de 14h às 16h.

Inscrição: https://forms.gle/BD1S82J9tAmfYq8F9

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2020/09/citinova-inicia-ciclo-de-dialogos-on-line-sobre-sustentabilidade