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Classe C faz shoppings mudarem suas lojas

DCI - 06/05/2008

Com o aumento do poder aquisitivo da classe C, muitos shopping centers que atendem a essa faixa de público estão passando por reformas, seja no mix de lojas, seja na sua estrutura, para se tornarem aparentemente mais luxuosos e atrativos, trazendo também novas marcas, que agreguem estilo aos centros comerciais. A Aliansce, por exemplo, que administra 7 centros de compras e possui participação em 13 outros, conta que um de seus planos para esse ano é a ampliação de oito de seus shoppings, incluindo a sua reformulação, principalmente dos empreendimentos mais antigos e voltados para a classe C. Dois exemplos são o Shopping Taboão, localizado em Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, e o Shopping Grande Rio, que existe há 12 anos na Baixada Fluminense. Ambos os centros comerciais estão acompanhando o desenvolvimento de seu entorno e da população local, que está com maior renda e exige mais conforto e opções. O Shopping Taboão acabou de inaugurar uma nova área, com 46 novas lojas, sendo duas lojas-âncoras (Renner e Marisa). No local, foram investidos R$ 20 milhões (US$ 11,76 milhões) e com isso é esperado um aumento de 25% no seu faturamento. O fluxo de pessoas, de em média 1,2 milhões de pessoas por mês, também deve crescer, ficando 35% maior. O superintendente do shopping, Alexandre Luércio, destaca que próximo ao local também estão sendo construídos diversos empreendimentos e condomínios de construtoras como Gafisa e Camargo e Corrêa. Ele ainda afirma que muitas lojas estão sendo reformadas, como é o caso da C&A. Voltado especificamente para o público B-menos e C-mais, o local espera um crescimento de 15% em vendas em relação ao ano passado.0No Shopping Grande Rio, até outubro, serão inauguradas 42 lojas em uma nova área que acrescentará 9 mil m² em área bruta locável (ABL) ao shopping. Entre as novidades estão a primeira Renner da região e seis salas de cinema Kinoplex. Nessa expansão estão sendo investidos R$ 32 milhões (US$ 18,82 milhões) e algumas lojas que já existiam no centro comercial foram transferidas ao novo espaço para também poderem ampliar-se e se reformular, como a Casa & Vídeo, que vai dobrar de tamanho, a Centauro, com um espaço seis vezes maior que o atual e as Lojas Americanas, com acréscimo de 300 m².