25/08/09 11h23

Classes C e D consomem mais e redes diversificam produtos

DCI

Vinhos, queijos e batata congelada importados são os novos integrantes da cesta de compras mensal dos consumidores das classes D e E paulistas. Atenta às mudanças no consumo dessa fatia da população, a Cooperativa de Consumo (Coop) fez parceria com a Rede Brasil de Supermercados, formada por outras 15 varejistas, para a compra destes e outros produtos importados a fim de melhorar a competitividade nesta categoria. Segundo a LatinPanel, empresa de pesquisa de consumo domiciliar, completam a lista de compras: achocolatado em pó, caldo, iogurte, leite longa-vida e salgadinhos. Diante do cenário de incremento do poder aquisitivo desta população no País, algumas varejistas estão ampliando o mix de produtos nas lojas para atender à nova demanda. "Muitas famílias estão trocando artigos habituais por aspiracionais", disse Emerson Poppi, gerente de Compras e Mercearia da Coop.

Poppi crê que parte do desempenho do primeiro semestre deste ano, que foi 10% superior frente ao de igual período de 2008, é atribuído ao aumento do consumo das classes D e E. Levantamento da LatinPanel apontou a que nos seis primeiros meses essas pessoas compravam 22 tipos de produtos, e agora passaram a comprar 27, enquanto as da classe C subiram um item, totalizando 33. Já a cesta dos integrantes das classes A e B manteve-se estável em 34 produtos no período.

De acordo com Patrícia Menezes, gerente de Marketing e Comunicação da empresa de pesquisa, os itens que integraram a nova cesta de compras são consumidos em pelo menos 70% das casas dos brasileiros. "Isso é reflexo dos programas de incentivo do governo federal, como o Bolsa Família, que estão enchendo a despensa e a geladeira das famílias." A cada ida ao supermercado, os clientes das classes D e E desembolsaram R$ 10,04 (US$ 5,3), valor que no primeiro semestre de 2008 atingia R$ 9,34 (US$ 5,1). Além disso, o número de idas ao ponto-de-venda subiu de 13 vezes ao mês para 15, nos seis meses de 2009, sendo que o tíquete médio acompanhou esta evolução, crescendo de R$ 11,55 (US$ 6,3) para R$ 12,45 (US$ 6,6).