09/04/13 16h07

Coaf implantará centro operacional em Bebedouro

Correio Popular

A COAF (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), com o total apoio da Prefeitura de Bebedouro, implantará um Centro Operacional em Bebedouro (SP). A unidade, que envolverá o investimento inicial de R$ 1,2 milhão, contará com um prédio de cerca de 1.600 metros quadrados, acomodando as áreas administrativas, a armazenagem de produtos, preparação de verduras, legumes e frutas, além de câmaras de resfriamento.

Para viabilizar o projeto, a Prefeitura de Bebedouro, seguindo suas diretrizes em busca do desenvolvimento econômico e a defesa do interesse social do município, autorizou a permissão de uso de uma área de 10 mil metros quadrados para a implantação da unidade, localizada nas margens da rodovia Armando Salles de Oliveira.

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, destaca a grande conquista. “O cooperativismo é, por tradição, uma de nossas molas propulsoras, agora voltada para a agricultura familiar e desenvolvimento do pequeno produtor. Assim, a cidade só tem a ganhar, especialmente, em relação a geração de emprego e renda”, afirma Galvão.
A medida administrativa, formalizada por meio do Decreto 10.261, considerou o fato da COAF apresentar um perfil institucional que não tem objetivo de lucro e que atua na defesa dos interesses econômicos e sociais de seus associados, que exerçam as atividades em regime de economia familiar, buscando apenas apoiá-los nas ações relacionadas às áreas de produção orgânica, agrícola, pecuária, pesca, entre outras.

O presidente da COAF, Cassio Chebabi, se comprometeu, ainda, em instalar, na mesma área concedida, outros projetos como uma unidade de processamento e envase de sucos e, possivelmente, um frigorífico de peixes, empreendimentos que serão beneficiados por um controle único de entrada e saída, ganhos de logística, administração e escala de produção.

Em um primeiro momento, o Centro Operacional da COAF deve gerar cerca de 50 empregos diretos e 250 indiretos¸ além de impulsionar e fortalecer a economia do município.