13/02/09 13h58

Coca-Cola cresce 25% no Brasil, com faturamento recorde de US$ 8,2 bi

Valor Econômico - 13/02/2009

Em meio à crise global, a Coca-Cola vai apostar mais no Brasil em 2009, após obter o maior faturamento já apurado no país no ano passado, de R$ 15 bilhões (US$ 8,2 bilhões), 25% superior ao de 2007. A multinacional planeja investir 16,6% a mais neste ano, o equivalente a R$ 1,75 bilhão (US$ 761 milhões), valor recorde para o Brasil. Terceiro maior mercado consumidor da multinacional, atrás dos Estados Unidos e do México, o Brasil é visto como um país ainda a ser explorado, pois tem média de consumo per capita de refrigerante considerada baixa. "A aposta no Brasil é muito grande", disse o novo presidente da Coca-Cola no Brasil, o mexicano Xiemar Zarazúa. A expectativa é de que o volume de vendas, cujo crescimento foi de 7% em 2008, continue no mesmo ritmo de expansão neste ano. Entre os investimentos programados para este ano estão a nova fábrica de refrigerantes em Maceió e outra do Mate Leão em Fazenda Rio Grande (PR). A Coca-Cola também vai investir na entrada de quatro novas linhas de produção em fábricas no Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo e Pernambuco.  Em 2008, a taxa de crescimento das vendas no Brasil foi mais baixa em relação à média da América Latina, de 8%, mas superou o desempenho das vendas no mundo, cuja alta chegou a 5%. No quarto trimestre, após o agravamento da crise financeira no mundo, as vendas brasileiras subiram 7%, enquanto as vendas totais no mundo aumentaram 4%. "O Brasil talvez passe a ser o segundo maior mercado mundial em dois, três ou quatro anos", afirmou o executivo.