21/07/10 10h33

Com 9 pares por segundo, Havaianas mira no exterior

DCI – 21/07/10

As tradicionais sandálias Havaianas querem ganhar o mundo. Para isso, a Alpargatas, detentora da marca, está abrindo operações em mercados estratégicos fora do País. A Austrália, por exemplo, é o segundo melhor mercado em vendas para a companhia. "Temos muito potencial no mercado externo", afirma o presidente da Alpargatas, Márcio Utsch. Com a produção de nove pares de sandálias por segundo, a Havaianas já vendeu cerca de 3,6 bilhões de pares pelo mundo. Em 2010, do total produzido, 30% foram destinados ao mercado externo.

 

As Havaianas estão presentes em 80 países e, segundo Utsch, um dos termômetros da intensa globalização da Alpargatas, o que inclui as sandálias, está na origem dos seus colaboradores. Hoje, a empresa conta com 23 nacionalidades diferentes na produção e comercialização de seus produtos. Dos seus 16 mil funcionários, 4.800 estão no exterior.

 

Nem a crise que ronda a zona do euro afeta o otimismo do presidente da Alpargatas quanto ao mercado externo. Utsch diz que agora é o momento ideal para investimentos globais. "Investir tanto em marketing como em ativos ficou muito mais barato com a crise por lá", afirmou ele.

 

Produtividade

 

Segundo o presidente da Alpargatas, não há planos da Alpargatas de abrir novas fábricas no Brasil ou no exterior. Utsch disse que o foco da empresa é a ampliação da produtividade. "Nós já tivemos 17 fábricas, hoje temos cinco. Para mim, o mais relevante é trabalhar o valor da marca."

 

Para Utsch, no Brasil a perda da competitividade local tem relação direta com o custo da mão de obra da China, que é muito barata. "A Alpargatas combate esse tipo de concorrência com o aumento de produtividade e com o fortalecimento da marca. Se fôssemos só vender chinelo barato, iríamos quebrar. Na Alpargatas vendemos marca, e esta é a única forma de combater os produtos chineses."