27/09/12 12h00

Com apoio da Investe SP, JCB inaugura fábrica em Sorocaba para reforçar expansão da empresa

Governador do Estado de São Paulo, primeiro ministro do Reino Unido e presidente da Investe SP participaram da inauguração da empresa na manhã desta quinta-feira

Investe São Paulo

"Uma grande fábrica gerando emprego e riqueza e contribuindo com o país. Esse investimento e a presença do primeiro-ministro David Cameron vão fortalecer ainda mais os laços da Grã-Bretanha e do Brasil. Nós somos parceiros de quem investe em São Paulo." Com essas palavras, o governador Geraldo Alckmin saudou a inauguração da fábrica JCB, nesta quinta, 27 de setembro, em Sorocaba.

Com foco nos mercados emergentes, a JCB, líder mundial na fabricação de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos, terceira maior fabricante mundial de equipamentos de construção, inaugurou sua nova fábrica no Estado de São Paulo com o objetivo de manter a expansão no Brasil e no mercado sul-americano. A empresa possui 18 fábricas em quatro continentes, sendo 11 no Reino Unido e três na Índia. As demais estão nos Estados Unidos, Alemanha, Brasil e China.

A solenidade contou com a presença do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e do presidente da Investe SP, Luciano Almeida. No evento, Alckmin também destacou a importância de mais um empreendimento para o desenvolvimento da região de Sorocaba. "Esse grande polo industrial é muito importante, ainda mais porque ele tem uma posição geográfica privilegiada e infraestrutura extraordinária", afirmou o governador.

Localizada no Km 86 da Rodovia Castelo Branco, uma das mais importantes rodovias do país, a nova planta recebeu o investimento de US$ 100 milhões, aplicados em 33 mil m² de área construída, e terá capacidade de produção de 10 mil unidades por ano. “A Investe SP prestou auxílio à nova planta com informações nos âmbitos setorial, ambiental, tributário e de infraestrutura”, explicou Luciano Almeida.

As novas instalações da JCB centralizam toda a produção nacional. Neste primeiro momento, a unidade fabril está produzindo retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas. “Novas máquinas, como rolos de compactação, manipuladores telescópicos e pás carregadeiras deverão entrar na linha de produção da nova fábrica em 2013”, conta Carlos Hernández, diretor geral da JCB para América Latina.

Indústria em expansão

Segundo Hernández, a indústria nacional de construção está em plena expansão. “A boa perspectiva de crescimento da economia brasileira levou a JCB a investir no país. Estamos atentos a esse cenário e, por isso, investimos em novas instalações que fornecerão ao mercado brasileiro e sul-americano produtos de alta produtividade, desenvolvidos de maneira econômica e sustentável”, destaca. A expectativa da empresa é de atingir sua capacidade máxima de produção em até cinco anos.

Um dos grandes diferenciais da nova fábrica é o depósito de peças, que está três vezes maior que o antigo, que ficava no município paulista de Guarulhos, mais de 100 km de Sorocaba. “Com o depósito de peças na mesma localidade da nova planta, teremos maior controle do estoque e otimização da produção”, comenta Hernández. Ele revela que, em 2013, estará pronta a área de pintura das peças, proporcionando que o processo seja feito internamente e não por terceiros, como ocorria até então. E que será feito por meio de um processo a pó, considerado mais eficiente contra a corrosão e ecologicamente correto.

A arquitetura da nova fábrica da JCB no Brasil segue o padrão internacional da empresa, desde o tom esverdeado da pintura que se harmoniza com a paisagem, o lago em frente ao prédio, à cor vermelha das cadeiras do escritório. A construção contempla, ainda, diversos aspectos sustentáveis que visam reduzir o impacto ambiental das operações, tais como: tecnologia de reaproveitamento de água pluvial; captação de energia solar; espaço exclusivo para coleta e separação de recicláveis; sistema modular para equipamentos de ar-condicionado que economiza energia, dentre outros fatores.

Cerca de 20% dos 200 mil m² de terreno serão reflorestados. A recuperação e a adequação da área verde contarão com o plantio de mais de 4 mil mudas de espécies nativas e de gramíneas, que irão enriquecer a mata em estágio de regeneração e conservar a natureza.

Sobre a JCB

A JCB fabrica mais de 300 modelos de máquinas diferentes, incluindo: retroescavadeiras; manipuladores telescópicos; escavadeiras hidráulicas sobre esteiras e pneus; pás carregadeiras; empilhadeiras todo terreno; mini escavadeiras; carregadeiras compactas; compactadores; geradores e mini utilitários. Além disso, para os mercados agrícolas, a JCB produz uma linha de manipuladores telescópicos e o trator agrícola Fastrac, e fabrica ainda empilhadeiras com lança telescópica para o setor industrial – Teletruk.