26/05/23 15h51

Com apoio da InvestSP, WestRock inaugura nova fábrica em Itupeva alinhada com agenda de sustentabilidade

Nova operação inicia com contratações intencionais para aumento da diversidade, ações voltadas ao apoio da comunidade e ampliação de portfólio de produtos sustentáveis

WestRock

A WestRock, líder global em soluções únicas e sustentáveis em embalagens de fibra natural de fonte renovável, deu início as operações da nova Fábrica de Embalagens de Itupeva-SP, implantada com apoio da InvestSP. A unidade de conversão, integra e converte chapas produzidas nas Fábricas de Embalagem de Porto Feliz (SP) e Araçatuba (SP) bem como chapas de micro ondulado, chapas de papel reciclado, entre outras.

A previsão é ampliar o fornecimento de embalagens de fonte renovável, biodegradáveis e recicláveis para novos mercados, como farmacêuticos, health and beauty, e-commerce, bulk containers, auto partes e outros segmentos de alto valor agregado, visando atender o propósito da WestRock de inovar com ousadia e embalar de forma sustentável. "Nossa expectativa é poder aumentar o nível de atendimento e entregas, desenvolver novos produtos e soluções e como oferecer ainda mais diferenciação e propostas de valor para contribuir com os desafios dos nossos clientes para embalar de forma sustentável”, afirma Vinicius Soares, vice-presidente do negócio de papelão ondulado da WestRock Brasil. Entre os diferenciais da nova fábrica também se conectam as metas de sustentabilidade da empresa, que pretende atingir 70% das ofertas de soluções em embalagens e serviços que auxiliem a circularidade de seus clientes até 2025.

A unidade tem como característica o alto nível de serviço oferecido: flexibilidade para atender a diferentes tipos de pedidos - inclusive fragmentados, produção de produtos simples ou complexos além de itens que necessitem de maior velocidade de resposta para atender demandas reprimidas e específicas dos atuais clientes que atualmente não sejam possíveis atender. A fábrica conta com novas funcionalidades, como linhas de montagem, laminação e customização manuais, o que possibilita a produção de itens especiais, acessórios e composição de kits.

Outro aspecto da nova unidade é a possibilidade de impressão de corte e vinco na face interna das embalagens, permitindo maior personalização para os clientes, oferecendo mais uma alternativa de customização para a experiência do unboxing pelo consumidor final, especialmente no caso de embalagens de e-commerce.

Nova unidade avança em metas de Diversidade e Inclusão da WestRock Brasil

A Fábrica de Embalagens de Itupeva oferece novas oportunidades para 70 pessoas da região e já inicia suas operações com um quadro de funcionários totalmente diverso, atendendo metas de Diversidade e Inclusão. Com olhar diligente voltado para D&I, a WestRock avançou em contratações de mulheres, 45,83% do total de funcionários(as), pessoas negras (pretas e pardas), que representam 39,58%, pessoas com deficiência, 6,25%, e 4,17% de pessoas LGBTQIAPN+. Os números são resultados da integração das metas de diversidade e contratações intencionais em todo o processo de recrutamento e seleção da unidade, visando promover a inclusão no ambiente de trabalho e construir uma equipe diversa. Alinhada com o compromisso global de sustentabilidade nos pilares ambiental, social e econômico, a empresa assumiu a meta de ampliar o índice de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+ em todos os níveis hierárquicos da empresa até 2030.

”Estamos orgulhosos por contar com tantos talentos diversos na nossa nova unidade. A diversidade de pessoas contribui para pluralidade de ideias, de visões, pensamentos e criações. E o que buscamos continuamente é um ambiente multicultural para seguir inovando com ousadia enquanto produzimos embalagens sustentáveis”, conclui Heloisa Lopes, diretora de Recursos Humanos da WestRock Brasil.  Até 2025, a empresa projeta 25% de mulheres em todos os cargos hierárquicos e 50% até 2030. A unidade de Itupeva já atingiu mais de 45% de mulheres neste ano.