16/09/22 14h32

Com apoio da Prefeitura de Valinhos, Banco do Povo já destinou mais de 1,2 milhão para investimentos a micro e pequenos empreendedores em 2022

Prefeitura de Valinhos

Entre as ações propostas no Programa Desenvolve Valinhos, implantado na gestão da prefeita Capitã Lucimara na Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, está o apoio na divulgação dos benefícios concedidos, especialmente, aos micro e pequenos empreendedores valinhenses por meio de linhas de crédito concedidas pelo Banco do Povo, programa do Governo do Estado de São Paulo. Somente nestes 8 primeiros meses deste ano, R$ 1.257.914,77 foram destinados para financiamentos a 65 microempreendedores do município, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades no desenvolvimento da empresa, que resultam inclusive em geração de emprego e renda. Para fomentar este setor, uma equipe especializada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação tem realizado um trabalho de extensão para divulgar diretamente aos pequenos empresários todas as opções de linhas de microcrédito oferecidas pelo programa e disponibilizar os valores de empréstimos de forma ainda mais acessível.

A prefeita Capitã Lucimara destaca que a ação integra as metas do Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos, sendo que os recursos destinados aos financiamentos têm como finalidade ajudar o desenvolvimento das empresas por meio de linhas de crédito voltadas para capital de giro e investimentos na empresa. “A curto prazo, o Fundo de Investimentos de Crédito Produtivo Popular oferecidos por intermédio do Banco do Povo contribuem para a geração de renda e, no médio e longo prazos, estimulam a formalização de novos empreendedores, que também é um dos objetivos do nosso Programa Municipal Desenvolve Valinhos”, diz a prefeita.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, desde fevereiro desse ano, por meio de uma nova atividade da equipe técnica da Secretaria, deu-se início a um trabalho diferenciado para implementar o apoio aos pequenos e microempreendedores do município, com a finalidade de divulgar as linhas de crédito ofertadas pelo Banco do Povo.

“O agente de crédito que atua diretamente com o Banco do Povo e que é funcionário da Prefeitura, até janeiro se mantinha apenas no interior da Secretaria recebendo as pessoas interessadas no crédito. Já a partir de fevereiro, passamos a fazer esse atendimento de forma móvel. Após um levantamento prévio do cadastro dos MEI’s e ME’s, que podem se beneficiar das linhas de crédito, nosso agente faz contato com essas pessoas e percorre os estabelecimentos, divulga o programa e leva até eles todas as orientações necessárias para que se beneficiem de todas as condições. Esta ação é mais uma ferramenta para incentivar o empreendedorismo, pois aqueles que estiverem aptos conseguem os créditos com valores mais baixos de juros”, explica o secretário.

Pelos dados de créditos disponibilizados, o total de créditos destinados saltou de cerca de R$ 59 mil em janeiro, quando 5 pessoas se beneficiaram dos recursos, para mais de R$ 160 mil em fevereiro, sendo atendidos 8 clientes. Já em maio, por exemplo, 10 clientes do Banco do Povo tiveram acesso a cerca de R$ 200 mil. Na soma, nos últimos 8 meses, a instituição financiou um montante de R$ 1.257.914,77 para 65 pessoas.

Com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, o Banco do Povo credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento. As linhas de crédito podem chegar a R$ 21 mil, com juros a partir de 0,35%, prazo de financiamento de até 36 vezes e carência de até 90 dias. Para ter acesso ao crédito não pode haver restrições no CPF ou CNPJ.

“Nós também oferecemos as orientações e atendimentos diretamente na unidade do Banco do Povo, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, onde o agente de crédito mostra todas as condições, taxas de juros, entre outras informações para se ter acesso ao programa”, convida o secretário Rafael.

A Secretaria está localizada na Rua Thomás Antonio Gonzaga, nº 58, na Vila Papelão, das 8h30 às 16h00. Um telefone também está disponível por WhatsApp (19) 3871-3411. Outro canal disponibilizado para dúvidas é o e-mail: [email protected].

fonte: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/53309/com-apoio-da-prefeitura-de-valinhos-banco-do-povo-ja-destinou-mais-de-12-milhao-para-investimentos-a-micro-e-pequenos-empreendedores-em-2022