Com apoio do SP Produz, CPL Bordados de Ibitinga realiza 1ª edição de Festival do Enxoval na cidade
Cadeia Produtiva Local foi contemplada com recursos do edital de fomento de 2024, por meio do programa SP Produz, e utilizou parte dos recursos para promover o evento
Agência SPA Cadeia Produtiva Local (CPL) Bordados vai realizar o primeiro Festival do Enxoval de Ibitinga 2025 entre os dias 7 e 10 de maio. A CPL foi contemplada com recursos do edital de fomento de 2024, por meio do programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e utilizou parte dos recursos para promover o evento.
A cidade de Ibitinga é conhecida por sua rica tradição têxtil e artesanal. Por isso, a ideia de promover o festival foi pensada para reforçar ainda mais essa vocação natural e o evento será uma oportunidade para estimular o comércio, a indústria e o turismo na região.
“Quando começamos o trabalho com a CPL, nós queríamos fomentar essa vocação natural da cidade no setor de bordados e enxovais. Ao longo do planejamento da cadeia produtiva local, pensamos em várias ações para estimular o turismo local. O evento antecede o Dia das Mães, por isso foi uma escolha de data coerente, pois teremos muitos artigos para casa e decoração”, explica Janaia Fabri – vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ibitinga, entidade gestora da CPL.
A programação acontecerá no Centro de Ibitinga e contará com inúmeras atividades, que serão realizadas das 8h às 18h, durante a semana; e no sábado, das 7h às 14h. Ainda em 10 de maio, haverá também a Feirinha do Artesanato, das 5h às 13h.
Além da CPL Bordados, a realização do evento também conta com o apoio da Associação Comercial de Ibitinga, do movimento de Governança Vem Pra Ibitinga e da Prefeitura Municipal.
CPLs beneficiadas
O SP Produz tem como objetivo fortalecer as CPLs do estado de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais, promovendo desenvolvimento econômico regional e, consequentemente, geração de emprego e renda.
Ao todo, o SP Produz já reconheceu 95 CPLs e destinou mais de R$ 30 milhões em recursos, beneficiando cerca de 27 setores estratégicos para a economia paulista.
Cada CPL reconhecida pelo programa recebe apoio técnico para aprimorar e fortalecer suas atividades. As cadeias podem ser classificadas em até quatro níveis e, dependendo do grau de maturidade alcançado, têm a possibilidade de participar de editais e obter recursos para seus projetos de desenvolvimento.
No caso da CPL Bordados de Ibitinga, o reconhecimento foi como CPL consolidada. “Isso nos trouxe autonomia. Com o fomento, os lojistas puderam pensar nas necessidades do dia a dia. Na nossa cidade, precisávamos trazer mais turistas. Então, nós conseguimos investir no marketing do evento, em mídias e em alguns pontos para tornar nosso município mais atrativo”, finaliza Janaia.