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Com Bauducco, Hershey tem seu melhor ano no Brasil

Valor Econômico - 29/01/2009

Dez anos depois de desembarcar no país, a Hershey Company, a maior fabricante de chocolates dos Estados Unidos, prevê ter em 2009 seu melhor ano. A empresa, que há 12 meses formou uma joint-venture com a brasileira Bauducco, comemora os resultados da parceria. "Triplicamos o número de pontos de vendas", diz Aloisio Periquito Neto, presidente da subsidiária brasileira. Hoje, a marca está na prateleira de mais 130 mil supermercados, lojas de conveniência e bombonieres de todo território nacional. As vendas cresceram, em 2008, 10% em volume e faturamento, aumento que deve ser superado em 2009, quando a companhia voltará a participar das vendas de Páscoa - data comemorativa que concentra até 30% do faturamento do setor de chocolates. Pelo acordo feito há 12 meses, a Pandurata Alimentos, holding que detém a Bauducco, adquiriu 49% das ações da subsidiária brasileira da Hershey. Em contrapartida, a fabricante americana passou a se beneficiar do sistema de distribuição e logística da Bauducco, líder nacional de mercado em panetones, waffers e torradas.  Nesta Páscoa, entretanto, nenhum coelho irá entregar ovos da Hershey. O que queremos é lançar produtos que vão continuar no mercado ao longo do ano." O bombom Kisses, que vai ser produzido em São Roque (SP), é um desses. Símbolo mundial da empresa, estava fora do mercado há dois anos, já que a baixa venda (devido ao número restrito de distribuidores) não compensava. No Brasil, a empresa concentra sua linha de produtos no formato tablete e seu carro-chefe são os chocolates "Cookies and Cream", uma combinação de cereais, pedacinhos de biscoito e recheio cremoso. "Esse chocolate é nosso diferencial no mercado porque nenhum concorrente tem algo semelhante. Mas em 2009 a variedade irá aumentar", afirma o executivo. A expectativa da empresa para este ano é de, pelo menos, manter o ritmo que alcançou no ano passado. Há 12 meses, a marca tinha 1,9% das vendas de chocolates no varejo nacional. Mas fechou 2008 já com 3,4%, em volume. A idéia, então, é engordar essa fatia para algo entre 5% e 6%, no mínimo.