20/01/10 10h41

Com Cadbury, Kraft completa portfólio e fatura mais US$ 546,4 milhões no Brasil

Valor Econômico

No Brasil, a compra da britânica Cadbury pela americana Kraft aumentará o faturamento desta em R$ 1 bilhão (US$ 546,4 milhões), chegando a R$ 5 bilhões (US$ 2,73 bilhões). A soma corresponde às vendas da Cadbury em 2008, líder no segmento de balas, doces e gomas de mascar, no qual tinha no ano passado 25% das vendas, em volume, segundo a Nielsen.

Mesmo promissor, o negócio com a Kraft obrigou a Cadbury a suspender uma operação no Brasil. A companhia, segundo fontes ligadas ao projeto, planejava estrear no mercado de chocolates no final do ano passado, com uma linha que levaria o nome da empresa. Com a oferta de compra da Kraft feita em setembro, os planos foram suspensos.

No projeto inicial, a Cadbury iria terceirizar a produção dos chocolates. A companhia tem uma fábrica no país, em Bauru, no interior de São Paulo, dedicada exclusivamente a balas, gomas de mascar e pastilhas. Com a Kraft no comando, a linha poderia ser retomada e viabilizada em uma das fábricas da companhia. Mas o futuro do projeto é incerto. Nem a Kraft Foods do Brasil, nem a Cadbury do Brasil comentaram o assunto.

Caso seja concretizado, o negócio entre as duas companhias não deverá sofrer sanção das autoridades brasileiras antitruste, já que elas não competem entre si. A Kraft Foods é a segunda maior fabricante de chocolates do Brasil, com 35,8% das vendas em 2009, segundo a Nielsen, atrás apenas da Nestlé e de sua controlada, a Garoto, que têm 22,5% e 22% do mercado, respectivamente.

A Kraft Foods teve receita líquida de R$ 2,21 bilhões (US$ 1,2 bilhão) em 2008 (os resultados de 2009 ainda não foram divulgados), com crescimento de 10% sobre o desempenho de 2007. A empresa tem tido bons resultados em mercados emergentes e o Brasil é visto como uma das prioridades pela matriz. Em 2008, o lucro líquido no país foi de R$ 273 milhões (US$ 149,2 milhões), com alta de 116%.