13/10/08 11h00

Com diversificação, Embraer amplia entregas em 34%

Valor Econômico - 13/10/2008

A estratégia da Embraer de aproveitar o aumento do tráfego de passageiros nas regiões emergentes, o que , consequentemente, reduz a participação da América do Norte na sua carteira de clientes, continua tendo reflexo positivo no balanço de entregas e pedidos da companhia. O anúncio de um crescimento de 34% nas entregas de aeronaves no acumulado dos três trimestres na comparação com igual período de 2007, na sexta-feira, deu à companhia uma sinalização de que seus objetivos para o ano poderão ser alcançados, a despeito das turbulências no cenário mundial, que começaram a atingir as companhias aéreas já no início da alta do petróleo. A direção da Embraer estabeleceu como objetivo, para 2008, a entrega de 195 a 200 mil unidades. Até o momento 145 jatos foram entregues. No mesmo período acumulado em 2007, o volume ficou em 108. Em 2007, a empresa entregou 169 jatos. Apesar do resultado positivo, o ritmo do crescimento no acumulado dos três trimestres diminuiu em relação aos dois primeiros. Com total de 97 aeronaves, a empresa fechou o primeiro semestre com incremento de 59% em relação a igual período de 2007. Se a companhia conseguir repetir no último trimestre o volume de entregas dos últimos três meses de 2007 - 61 jatos -, a meta poderá até ser ultrapassada. A Embraer depende cada vez menos dos clientes dos Estados Unidos e começa a avançar na Ásia, Oriente Médio e também na América Latina. Segundo o vice-presidente de aviação comercial da companhia, Mauro Kern, entre 2002 e 2007, o transporte aéreo na América Latina cresceu 43%, passando de 84 milhões de passageiros há seis anos para 120 milhões, no ano passado. Para Kern, além do natural potencial de crescimento da região, na América Latina há elevada quantidade de aviões antigos, com mais de 30 anos, o que estimula a substituição em tempos de necessidade de economia. Além disso, ele acredita que mais companhias aéreas apostarão no uso de aeronaves com até 120 assentos, o mercado em que a empresa atua. A Embraer está na fase de expansão nesse segmento. Além dos 37 jatos para a aviação comercial, no terceiro trimestre também foram entregues nove jatos executivos e duas aeronaves para o mercado de defesa e governo.