02/07/14 14h12

Com investimento de R$ 14 mi, Parque Tecnológico começa a sair do papel

Cronograma prevê finalização do projeto 18 meses após o início dos serviços

A Tribuna

A ordem de serviço para o início das obras da sede do Parque Tecnológico de Santos deverá ser assinada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) nos próximos dias, segundo informou nesta terça-feira a Prefeitura. O cronograma prevê que todo o empreendimento esteja concluído 18 meses após o início dos serviços. A Construtora Ubiratan LTDA será a responsável pelos trabalhos.

O Parque Tecnológico tem o objetivo de conciliar a expansão do Porto de Santos com investimentos do pré-sal e atrair para a Baixada Santista as vocações para pesquisa e inovação.

No futuro ambiente, vão operar empresas incubadas e pós-incubadas, laboratórios e a sede da administração da Fundação Parque Tecnológico de Santos (FTPS).

O núcleo da Fundação Parque Tecnológico ficará em um terreno de 1.070 m², no Cais (Centro de Atividades Integradas de Santos) Colégio Santista, na esquina das ruas Constituição e Henrique Porchat, na Vila Nova. O projeto prevê aproveitamento de água da chuva e luz natural.

O edifício terá 7.500 m2 de área e contará com quatro andares de salas de empresas. Terá ainda dois mezaninos para estacionamento e um auditório. A obra custará R$ 14 milhões (R$ 4 milhões da Prefeitura e mais R$ 10 milhões do Governo do Estado.) As intervenções ocorrerão em 2015, com previsão de entrega da obra no ano seguinte.

A obra custará R$ 14 milhões – a Prefeitura entrará com R$ 4 milhões e o Governo do Estado, R$ 10 milhões.

Licitação

Está marcado para agosto o lançamento do edital de licitação para a aquisição de equipamentos de informática e comunicação do Laboratório de Logística, Mobilidade Urbana e Implicações Ambientais (LOG-MOB) da FPTS, que funcionará provisoriamente no quarto andar do Cais Santista.

Com a coordenação técnica da Universidade de São Paulo (USP), o LOG-MOB entrará em operação até o final do segundo semestre deste ano, de acordo com a expectativa da administração da FPTS.

O LOG-MOB tem como função principal a aplicação de pesquisa, desenvolvimento, simulação e estudos para aperfeiçoamento de processos logísticos e de mobilidade urbana. O local de sua implantação será próximo ao núcleo do parque.

Com uma área de 100 m², o laboratório terá como vizinhos no quarto andar do Cais Santista a Incubadora de Empresas e a sede administrativa da Fundação Parque Tecnológico.

Essas salas permanecerão ocupadas por esses órgãos até a inauguração do prédio da fundação, previsto para ser entregue em 2015.

O laboratório é voltado, principalmente, para questões de mobilidade urbana e implicações ambientais.