10/09/12 14h02

Com Itaquerão dentro do prazo, SP iniciará obras viárias

Veja.com

Na visita da Fifa e do COL às obras, governo promete investir 450 mi de reais

A construção do Itaquerão, em São Paulo, está quase pela metade - de acordo com os responsáveis pelo projeto do futuro estádio, a obra chegará a 50% de sua conclusão ainda neste mês. Como o ritmo dos trabalhos na arena que servirá de palco para a abertura da Copa do Mundo de 2014 é considerado satisfatório, a capital paulista começará agora a receber as obras necessárias no entorno do estádio. De acordo com anúncio feito nesta segunda-feira pelo governo estadual, os projetos de expansão viária nos arredores do Itaquerão, na Zona Leste da cidade, serão iniciados na quarta-feira, numa cerimônia liderada pelo governador Geraldo Alckmin. Uma das críticas mais frequentes à escolha do Itaquerão como o palco do Mundial em São Paulo é justamente a dificuldade de acesso à região - que é servida por uma linha de metrô, mas tem poucas alternativas para o deslocamento de automóveis e ônibus.

Para amenizar o problema do trânsito, o governo e a prefeitura prometem uma série de melhorias no acesso à região. A principal delas é o alargamento da Radial Leste, uma das vias mais problemáticas da cidade. Os outros detalhes do projeto serão apresentados na cerimônia de quarta. Conforme Raquel Verdenacci, integrante da secretaria executiva do Comitê de São Paulo para a Copa, as obras viárias custarão cerca de 450 milhões de reais. O projeto pode ser um legado positivo do Mundial para a cidade, pois a Zona Leste é a região mais populosa da capital paulista e é, também, uma das mais prejudicadas pelos congestionamentos no trânsito. O anúncio das obras viárias foi feito na vistoria periódica da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) ao Itaquerão. As obras do futuro estádio receberam uma comitiva formada por cerca de 40 pessoas. A vistoria na arena se estenderá até o fim do dia.

A rodada de visitas técnicas às sedes da Copa, que acontece semestralmente, começou na semana passada, com a ida dos representantes da Fifa e do COL ao Maracanã. No fim de semana eles passaram pelo Mineirão, em Belo Horizonte, e pelo Mané Garrincha, em Brasília. O COL ressalta que as visitas não tratam do ritmo das obras, mas sim de estudos para questões práticas de operação das arenas, como acesso de torcedores, transporte, serviços e atendimento à imprensa internacional. Em todas as arenas, o estágio das obras foi considerado adequado - a Fifa garante que não há preocupação com as obras nessas sedes. Esse também é o veredicto sobre São Paulo. "As obras estão acontecendo numa velocidade grande", disse Gilmar Tadeu Ribeiro, secretário de Articulação da Copa em São Paulo. "Não temos qualquer preocupação sobre a entrega no prazo", disse Ricardo Trade, o diretor executivo do COL.