Com quase 438 mil passageiros, Aeroporto de RP bate recorde histórico no 1º semestre
Crescimento de quase 24% em relação ao mesmo período do ano passado
O Extra NetSob a gestão da ASP – Aeroportos Paulistas, o Aeroporto de São José do Rio Preto encerrou o 1º semestre de 2025 com um marco inédito: 437.937 passageiros atendidos nos últimos seis meses. Além de representar alta de quase 24% em relação ao 1º semestre de 2024, quando o fluxo foi de 354 mil viajantes, o número supera o maior recorde histórico para o período, registrado em 2019, com 383 mil passageiros. Os resultados reafirmam o protagonismo do terminal como importante vetor de mobilidade no interior paulista, superando a demanda do período pré-pandemia.
O avanço também se reflete no volume de operações aéreas: ao todo, o Aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino contabilizou 4,5 mil pousos e decolagens nos primeiros seis meses do ano, 26% a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 3,6 mil movimentações.
O mês de maio de 2025 destacou-se como o mais movimentado do semestre, com 80,4 mil passageiros atendidos em 815 voos – um indicativo da demanda crescente pelo transporte aéreo no empreendimento.
Para João Paulo Neves, coordenador geral da ASP, os números refletem a recuperação da demanda no período pós-pandemia, aliada ao investimento contínuo da concessionária em oferecer serviços de excelência. “O Aeroporto de Rio Preto tem evoluído significativamente nos últimos anos, com investimentos que beneficiam tanto a segurança e a eficiência das operações quanto o conforto e a comodidade dos passageiros. Nosso compromisso é manter o empreendimento moderno, eficiente e acolhedor, proporcionando uma experiência de embarque e desembarque à altura das expectativas dos passageiros e das companhias aéreas, sendo um facilitador no processo de retomada da movimentação aérea brasileira”, ressalta.
Alta temporada movimenta turismo e economia regional
A expectativa é de que o fluxo de passageiros siga em crescimento durante as férias escolares de julho. No período, o Aeroporto de São José do Rio Preto deve atender 82,3 mil viajantes em 828 voos comerciais, números 24% superiores aos registrados no mesmo mês de 2024, quando 70,9 mil passageiros embarcaram e desembarcaram em 716 operações.
Para atender à demanda da alta temporada, a Azul Linhas Aéreas ampliou sua malha com 56 voos extras, conectando o segundo maior aeroporto do interior paulista a destinos turísticos de grande procura, como João Pessoa (PB), Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Campinas (SP). Além disso, o terminal mantém frequências regulares com os principais pontos de conexão do país, incluindo Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Belo Horizonte e Cuiabá, garantindo mais comodidade e agilidade para quem viaja a outras regiões do Brasil.
Sobre a ASP
A ASP - Aeroportos Paulistas é uma concessionária 100% brasileira, composta pela Socicam e pela Dix Empreendimentos. Pelo prazo de 30 anos, será responsável por serviços de ampliação, manutenção, operação e exploração dos complexos aeroportuários integrantes dos Blocos Noroeste do estado: São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba, Barretos, Andradina, Dracena, Votuporanga, Assis, Penápolis, Tupã e Presidente Epitácio.