14/07/25 14h33

Mobensani prevê alta de 20% na produção de autopeças

Usinagem Brasil

Especializada na fabricação de autopeças de metal-borracha, a Mobensani, empresa sediada em Guarulhos, na Grande São Paulo, está projetando um crescimento de no mínimo 20% em volume de produção e faturamento em 2025.

Esta expansão refletirá em parte o próprio crescimento do mercado de autopeças de reposição, que apresentou alta de 13,3% no faturamento de 2024, abertura de mais de 1,7 milhão de novos postos de trabalho e aumento de 12% no rendimento real, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

A entidade acredita que o mercado seguirá neste ritmo em 2025, e de fato já houve um avanço de 17,8% na receita líquida nominal do setor no primeiro trimestre de 2025.

No caso da Mobensani, o crescimento deveu-se também aos fortes investimentos despendidos pela companhia em inovação e modernização. Com um portfólio de aproximadamente 2,5 mil itens – que atende marcas nacionais e importadas para as linhas leve, comercial leve e vans – a empresa hoje opera com desenvolvimento interno, testes laboratoriais próprios e controle rígido de qualidade.

Só no ano passado, a Mobensani investiu R$ 23 milhões em tecnologia e processos de inovação – a expectativa é que esses investimentos alcancem aproximadamente R$ 25 milhões até o fim de 2025, e que se direcionam para áreas como laboratórios de desenvolvimento de produtos e produção de peças para veículos premium e híbridos, de modo a não só acompanhar as tendências do mercado global, mas antecipá-las de modo inovador.

“Por conta deste esforço tecnológico, nos últimos dez anos registramos um crescimento de 944% e, apenas em 2024, avançamos 25% em volume de produção e faturamento”, diz Simone de Azevedo, CEO da empresa. “Hoje, estamos com uma produção média de 25 milhões de peças por ano, introduzindo no mercado até 140 novos itens anualmente e com presença em mais de 20 países”.

De acordo com a executiva, a empresa também vem investindo em um processo de expansão fabril expressivo, que incluirá a construção de uma nova área de 32 mil m² – que funcionará como galpão logístico e tem inauguração prevista para 2026 – em sua fábrica de Guarulhos.

 

Fonte: https://www.usinagem-brasil.com.br/62717-mobensani-preve-alta-de-20-na-producao-de-autopecas/