Com técnica inovadora, produtores cultivam uvas em Limeira
Gazeta de LimeiraO engenheiro agrônomo Marcel Fagotti tinha o sonho de produzir vinho, mas o plantio de uva no solo de Limeira era um desafio. Após conhecer experiências em municípios com condições semelhantes, se associou aos primos Gisele e Guilherme Ivers e deu início à Vinícola Vale dos Pinhais. Juntos, eles mostraram que é possível colher uvas viníferas de qualidade em Limeira. Neste Dia do Agricultor (28 de julho), a Prefeitura de Limeira lança a série “Do Campo de Limeira”, que irá mostrar a riqueza da produção rural no município.
Para conseguir um bom resultado, a técnica utilizada é a “dupla poda”. Fagotti explica que, dessa forma, a colheita pode ser realizada no período mais favorável, que é entre julho e agosto. Na última semana, foi retirada a segunda safra da variedade “Syrah”, que irá gerar um vinho rosé. Nos próximos dias, haverá nova colheita dessa uva, com teor de açúcar adequado para a elaboração de um tinto. Além da Syrah, a vinícola também trabalha com “Cabernet Sauvignon”, “Riesling” e “Alvarinho”.
São mais de 13 mil parreiras plantadas em uma área de 3,5 hectares, no Bairro do Pinhal. As uvas são encaminhadas para a vinícola “Terra Nossa”, em Espírito Santo do Pinhal (SP), onde ocorre atualmente o processo de vinificação. “Ver a garrafa na prateleira me deixa emocionado, pois ela representa um grande trabalho e esforço”, diz Fagotti. De acordo com ele, existe uma expectativa muito grande para saber como será a bebida resultante dessa segunda safra. “Com a primeira colheita, conseguimos um vinho leve e fácil de beber. Agora, com as parreiras mais maduras, esperamos um resultado ainda melhor”, conta.