03/03/10 11h43

Com varejo, Prodent dobra receita

Valor Econômico

A Prodent - um dos maiores planos odontológicos independentes, ou seja, sem ligação com operadoras de saúde ou grupos financeiros - registrou um crescimento de 105% na receita e de 80% no número de beneficiários no ano passado. O faturamento saltou de R$ 21 milhões (US$ 11,5 milhões) em 2008 para R$ 43 milhões (US$ 21,9 milhões) em dezembro de 2009. Já a carteira de clientes chegou a 434 mil vidas.

Um dos fatores que impulsionaram o resultado da Prodent foi a venda de planos dentais massificados, aqueles comercializados em parceria com cartões de redes de varejo. No ano passado, a operadora, que já tem a carteira da Lojas Marisa, fechou operação com os supermercados Comper, do Mato Grosso, e a rede de lojas gaúcha Erval. Hoje, esse nicho representa 20% da receita da operadora de planos dentais.

Neste começo de ano, a Prodent assinou contrato com a rede de supermercados D'avó, que possui oito lojas em São Paulo. "A rede D'avó tem cerca de 450 mil cartões emitidos. No varejo, é comum muitos cartões ficarem inativos e, com a inclusão de um plano odontológico, esses clientes passarem a usá-los", disse Luis Fernando Ribeiro Henrique, diretor comercial e de marketing da Prodent. A Prodent também fechou neste ano uma parceria com a seguradora de saúde Salutar, que possui 20 mil vidas. Nesse caso, a Prodent oferece seus planos odontológicos para a Salutar - mesmo modelo de parceria adotado com a Samcil, que não tem plano dental, mas oferece aos seus beneficiários os serviços da rede credenciada de 15 mil dentistas da Prodent. As parcerias com as operadoras de saúde equivalem a 30% do faturamento da Prodent.

Os planos empresariais ainda são os mais representativos no faturamento da Prodent, com participação de 50%. Para este ano, a expectativa da operadora é alcançar um faturamento de R$ 75 milhões (US$ 41,7 milhões) e uma carteira com 650 mil beneficiários. "Além de repetir um crescimento anual expressivo, queremos firmar novas parcerias estratégicas e ampliar nossa rede de atendimento", disse Maurício Camisotti, presidente e fundador da Prodent. A meta de Camisotti, que começou seu negócio como uma rede de clínicas de dentistas, é chegar a 2012 com 1 milhão de clientes.