19/12/19 11h52

Comércio estima venda 3% maior no Natal deste ano

Movimento mais intenso é esperado nos últimos dias

Jornal Cruzeiro do Sul

O comércio de Sorocaba investiu mais para as festas de final de ano em 2019 e, faltando menos de uma semana para a véspera do Natal, espera alcançar suas metas de vendas — estipulada em até 3% a mais que no ano passado pela Associação Comercial. Até agora o volume é considerado normal e os comerciantes esperam que a segunda parcela do 13º salário acelere o movimento.

A Associação Comercial de Sorocaba estima um valor médio dos presentes de R$ 135. De acordo com uma pesquisa da entidade, 87% das pessoas ouvidas vão presentear alguém. Disseram que vão comprar os itens em lojas do centro da cidade ou dos bairros, 34%; depois shoppings, 33%; e pela internet, 32%. No topo da lista de preferências estão roupas, calçados, acessórios, panetones e brinquedos.

Para atender a essa demanda estimada, o comércio contratou mais gente. Em uma loja de calçados no centro de Sorocaba, 22 funcionários se juntaram ao quadro que já existia. Até agora, o índice de vendas equivale ao do ano passado e um dos gerentes, Júlio Cezar Garcia, torce por uma guinada nos últimos dias.

“Temos uma cota de superar em 30% o volume das vendas do ano passado e sabemos que o consumidor sempre deixa a decisão para a última hora. Então a grande aposta é mesmo na última semana antes do Natal”, espera.

O horário estendido nas lojas do Centro, desde o dia 1º de dezembro, tem ajudado a loja a fechar suas metas no azul. Conforme o gerente, o estabelecimento tem 40% de movimento extra nas três horas a mais em que fica aberto (das 19h às 22h de segunda a sexta-feira e das 15h às 18h nos sábados).

Temporários e indústria

Responsável por intermediar boa parte das contratações de temporários por intermédio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) identificou aumento nas vagas preenchidas em Sorocaba antes das festas.

Durante o mês de novembro de 2019, 574 trabalhadores temporários foram contratados. Destes, 139 pessoas preencheram vagas temporárias nos setores de comércio, construção civil, prestação de serviços e indústria. O índice é maior que o de novembro de 2018, quando houve 457 contratações.

Já os que trabalham por conta também aproveitaram o final do ano. O Espaço Empreendedor, também vinculado à Sedetter, informou que, em novembro de 2019, 740 microempreendedores procuraram pela formalização. Em 2018, foram 611 formalizações no mesmo período.

Por sua vez, na indústria, o nível de emprego na Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) apresentou resultado positivo de 0,58% no mês de outubro. É nesse mês que, normalmente, a indústria está encerrando a produção de bens de consumo para as vendas no Natal.

Chegada do 13º dá fôlego às compras

Do balcão da sua tradicional loja de confecções instalada na rua Barão do Rio Branco, no centro de Sorocaba, a comerciante Cristina Athiê ainda vê um movimento baixo de fregueses. Ela espera que o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos trabalhadores melhore suas vendas a partir de sexta-feira, dia 20. Nesta data, os cerca de 196 mil trabalhadores com carteira assinada na cidade devem começar a movimentar a segunda metade dos R$ 589,6 milhões na economia do município. Os dados são estimados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (Dieese/SMetal). A primeira parcela é paga normalmente até 30 de novembro.

“Ainda estamos saindo de uma crise econômica no País, e por isso o cliente não vem disposto a gastar muito. Mas a tendência é de melhora”, acredita Cristina.

Esse novo perfil do comprador também foi identificado por uma pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba feita em parceria com a Esamc. Neste ano, os clientes responderam que pretendem pesquisar melhor os preços antes de ir às compras.

O 13º salário dos trabalhadores não é disputado apenas pelas diversas lojas do comércio. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 15% dos brasileiros vão pagar dívidas em atraso com o dinheiro.

O índice é próximo dos que responderam que vão usar o 13º para as festas de Natal e Ano Novo (22%). Outros 32% disseram que vão usar o salário extra para comprar presentes e 24% para poupar ou investir.