18/01/10 10h44

Comércio prevê vender 40% mais na Páscoa

DCI

Neste ano, a Páscoa, principal época de vendas para o varejo especializado em chocolates e doces e, considerada o segundo Natal para o setor de supermercados, promete ser uma das melhores nos últimos tempos. Na previsão de docerias e chocolaterias, os números expressivos do varejo das vendas em dezembro podem se repetir na Páscoa. Por isso, redes como Cacau Show, Ofner, Kopenhagen e Brasil Cacau -ambas do grupo CRM já estimam um aumento de 40% na comercialização de itens sazonais na data.

Segundo Stefenson Soalheiro, gerente de Marketing da Cacau Show, rede com 850 lojas franqueadas em todos estados do País - em 2009, a rede contava com 653 franquias- , a abertura de novas unidades e o lançamento de novos produtos trarão aumento de 42% no faturamento da empresa durante a Páscoa deste ano. Para Soalheiro, a expectativa para a data é sempre muito boa, porque, entre os meses de março e abril são vendidos 38% da produção anual da fábrica.

Na CRM, a expectativa é vender 480 toneladas de chocolates com a marca Kopenhagem, nesta Páscoa. Apenas da linha Kopenhagem (não sazonais), estima-se a comercialização de 240 toneladas de produtos e mais um reforço de 240 toneladas "dos sazonais", como ovos, coelhos e cenouras. Em outras épocas a marca costuma vender 120 toneladas de produtos de linha por mês. De acordo com Renata Vichi, presidente do grupo, a data representa 30% do faturamento anual, considerando todas as bandeiras da empresa. Segundo Renata, o crescimento deste ano deve acontecer, principalmente por causa das novas unidades da chocolateria Kopenhagen, marca com mais de 80 anos e, que abriu 25 lojas desde a Páscoa do ano passado.

Há um ano no mercado, a Brasil Cacau, marca do grupo CRM que completa um ano neste mês, terá aumento de 15% nas vendas em sua segunda Páscoa e terá 100 - 50 de itens sazonais e 60 de produtos de linha - toneladas de produtos nas lojas nos meses de março e abril, quando acontecem as vendas dos itens para a data.

Outra que já se movimenta para as vendas de Páscoa é a Ofner, onde os produtos chegarão às prateleiras entre a primeira e a segunda semana de março. Para Laury Roman, diretor comercial da tradicional confeitaria paulistana, as vendas deste ano estarão aquecidas, por causa da melhora na economia e do sucesso nas vendas de Natal. "Terão crescimento de 10% - sobre o mesmo período de 2009 - porque as vendas no final do ano foram excelentes e servem de termômetro para nós, até pela proximidade entre datas."

Nos supermercados a expectativa é que as vendas de itens sazonais para a Páscoa sejam aquecidas. Nas lojas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), a estimativa é de crescimento acima de 15% do volume de vendas desses produtos, com relação ao mesmo período do ano passado, época na qual a rede vendeu 1,8 milhão de quilos de chocolate, segundo Diogo Paiva, responsável pelo departamento de itens sazonais do Grupo. As redes Carrefour e Walmart Brasil foram procuradas pela reportagem, mas informaram que ainda não têm números fechados sobre o período para divulgação.