20/02/14 15h08

Comissão para implantar Parque Tecnológico faz 1ª reunião

Prefeitura Municipal de Araraquara

A comissão responsável pela implantação do futuro Parque Tecnológico de Araraquara, nomeada pelo prefeito Marcelo Barbieri, realizou a primeira reunião na manhã de segunda-feira (17), no 9º andar do Paço Municipal.

Composta pelo deputado estadual Roberto Massafera, vereadora Edna Martins, secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Martins, coordenador municipal da Indústria e Tecnologia, Charles Bonani, e pelo representante do Ciesp Araraquara, Gilberto Barreto, a comissão tem como meta inicial dar os encaminhamentos necessários para viabilizar o projeto.

Nessa primeira etapa de debates, foi apresentada a proposta para elaboração do estudo de viabilidade técnica e econômica pela implantação do Centro de Inovação de Araraquara, que deverá ser elaborado em conjunto com a Unesp - Universidade Estadual Paulista.

A parceria com a Unesp Araraquara se dará por meio de um convênio com o Grupo de Estudos em Economia Industrial do Departamento de Ciências Econômicas, e com a Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação do Departamento de Química.

“O Centro de Inovação é a primeira etapa para a constituição do Parque Tecnológico. Trata-se de um dos pontos fundamentais para a viabilidade de todo o processo, tendo em vista que ele dará as diretrizes a serem seguidas, bem como a vocação do parque setorial”, afirma o secretário Antônio Martins.

Em janeiro deste ano, o prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, celebraram convênio no valor de R$ 150 mil para a realização deste estudo de viabilidade.

Também foram apresentadas, durante a reunião, algumas propostas de áreas previstas para a instalação do projeto, que deve ter, no mínimo, 200 mil metros quadrados.