21/03/13 15h00

Comitiva da RMC vai colocar Viracopos “na vitrine” em exposição itinerante

Correio Popular

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos vai sair pelo mundo para “vender” o aeroporto de Campinas e terá, nessa empreitada, a participação de prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), convidados ontem pelo gestor do aeroporto, Luiz Alberto Küster, para integrar a missão. Ele informou que está sendo elaborado um roadshow, espécie de exposição itinerante, para mostrar aos diversos países o potencial de Viracopos para receber passageiros e cargas, e da RMC para abrigar investimentos industriais, de serviços, principalmente na área de logística.

“Iremos aos Estados Unidos, à Europa, à Ásia e aos quatro cantos do mundo divulgar nosso aeroporto e mostrar seu potencial como grande indutor de desenvolvimento para que possamos atrair companhias aéreas, mais passageiros e mais cargas”, afirmou Küster. A previsão é que ainda este ano uma missão saia a campo para divulgar Viracopos e a RMC.

Os prefeitos, que ontem foram conhecer o projeto de ampliação do aeroporto e ver o andamento das obras, estão trabalhando em projetos municipais para alavancar os desenvolvimentos locais, tendo Viracopos como indutor na captação de investimentos. Vinhedo, por exemplo, está projetando a ampliação do distrito industrial para atrair novas empresas, informou o prefeito e presidente da RMC, Milton Serafim. Segundo ele, se a região souber aproveitar este momento de expansão, as 19 cidades poderão ser bastante beneficiadas.

Valinhos transformou grande parte da área rural da cidade, no bairro Capivari, em região onde será permitida a ocupação de atividades de logística, destinada a construção de galpões para armazenagem, estocagem e distribuição de mercadorias. São áreas nas imediações da Rodovia dos Bandeirantes destinadas a absorver para a cidade a capacidade logística regional. O projeto transforma um terço da zona rural em área de logística, com parcelamento mínimo de 50 mil metros quadrados para atividade logística e de 5 mil metros quadrados para atividade de apoio, como lazer, educação e hotelaria.

Indaiatuba estendeu para as áreas ao longo da Rodovia Santos Dumont os incentivos fiscais para atrair empresas e planeja instalar um terminal intermodal de contêineres, em área da Fazenda Pimenta, ao longo do ramal ferroviário. A Prefeitura planeja criar o maior terminal intermodal da América Latina. Segundo o secretário de Governo, Odair Gonçalves de Oliveira, uma área de 1,2 milhão de metros quadrados, perto de Viracopos, foi declarada de utilidade pública para implantação de um porto intermodal que será instalado em parceria com a iniciativa privada. Falta, no entanto, a licença ambiental para as obras terem início.

“O projeto quer aproveitar o potencial econômico que Viracopos irá trazer para a região e instalar em Indaiatuba um centro regional de contêineres, aproveitando o aeroporto, a ferrovia e a rodovia”, disse o secretário. A ideia é que o projeto, ao lado da ampliação de Viracopos, contribua para incrementar o potencial exportador de Indaiatuba, que hoje responde por 1% das vendas do Estado ao Exterior. A Prefeitura espera, com essas mudanças, obter significativa redução de custos logísticos, uma grande demanda do empresariado local, e também atrair novos investimentos.

Os prefeitos e a concessionária acordaram que Küster integrará a Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico da RMC, na qual serão discutidas as formas de aproveitar Viracopos como mote de desenvolvimento regional.