05/06/19 11h44

Como o Sebrae ajuda pequenas startups paulistas a crescer

Bootcamp do Startup SP ocorreu entre 30/5 e 1/6. Meta do programa é ajudar empresas de tecnologia a validar o modelo de negócios, conquistar o primeiro cliente e aumentar seu faturamento

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Na última semana, entre 30/5 e 1/6, ocorreu o Bootcamp Startup SP do Sebrae-SP. O objetivo do evento era promover o encontro de startups e mentores e ajudar estas empresas a validar seus projetos.

O bootcamp foi uma das etapas do Startup SP, um programa estadual de desenvolvimento de pequenos negócios que reúne 92 startups paulistas.

Todas elas têm projetos ligados à tecnologia da informação, com alto potencial de crescimento e escalabilidade.

Durante o programa, o objetivo é ajudar a startup a validar seu modelo de negócios, conquistar o primeiro cliente e aumentar seu faturamento. Além disso, espera-se a captação de investimentos e a entrada em uma incubadora ou aceleradora. "Queríamos proporcionar uma experiência diferente aos empreendedores", afirma Fabio Zoppi, gestor estadual do Startup SP.

Durante o evento, startups, mentores e outros empreendedores se uniram em apresentações e oficinas. Além disso, Zoppi afirmou que era importante que os participantes do programa se conhecessem. "Conectividade é inovação e o bootcamp é uma forma de entregar isso", disse.

Algumas das startups participantes do Startup SP e do bootcamp foram:

2DL (São Paulo): é uma agência focada em conectar músicos com o mercado e ajudar estes artistas a consolidar sua carreira. Atualmente, a startup está desenvolvendo uma plataforma que facilita a construção de turnês pelo próprio músico.

Comuny (São Paulo): é um serviço que permite o compartilhamento de livros em universidades. O objetivo é repassar livros não usados, gerar renda para quem deseja vendê-los e tornar o produto mais acessível.

Fala Education (Sorocaba): o objetivo do site é conectar pessoas que desejam aprender um novo idioma a tutores nativos. Todas as aulas são feitas online.

Perbed (Ribeirão Preto): a plataforma une duas pessoas que vão viajar para o mesmo destino na mesma data. A ideia é que elas possam dividir quartos de hotel e fazer companhia umas às outras.

As inscrições para o próximo ciclo do Startup SP estã abertas até dia 30 de junho para as cidades: Araçatuba, Mogi das Cruzes, Barretos, Bauru, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Jundiaí, São Paulo e Santos.