19/01/10 11h05

Companhia da Cosan inicia operação de transporte de açúcar

Valor Econômico

Mesmo antes de acertar a entrada de um sócio investidor, que está para ser definido nas próximas semanas, a Rumo Logística, atualmente controlada 100% pelo grupo Cosan, já está nos trilhos. A empresa, voltada para o transporte ferroviário de açúcar entre o interior de São Paulo e o porto de Santos (SP), já começou suas operações no início deste mês, utilizando os trens e vagões da ALL, informou ao Valor o presidente da companhia, Júlio Fontana Neto.

A empresa negocia a entrada de um sócio estratégico, que poderá ficar com até 35% do seu capital, segundo anúncios anteriores. Há conversas adiantadas com dois possíveis parceiros ligados à área de infraestrutura, mas o grupo adiantou que poderá tocar o negócio sozinho, caso um acerto não se concretize. Fontana evita fornecer informações dessa operação.

A meta é movimentar 10 milhões de toneladas de açúcar por safra - um terço da produção total do Centro-Sul do país - até 2013, e atingir entre 15 e 18 milhões com futuros aportes, atingindo um faturamento na casa dos US$ 500 milhões. Neste primeiro ano de operação, a Rumo planeja movimentar 5 milhões de toneladas de açúcar por meio ferroviário. Fontana, que por 12 anos presidiu a MRS Logística, está à frente desse projeto ambicioso.

A Rumo tem pressa. Prova disso é que a empresa já deu partida às encomendas de 50 locomotivas e 729 vagões, que somam aportes de cerca de R$ 430 milhões (US$ 250 milhões). A fábrica da GE em Contagem (MG) será responsável pelas locomotivas. As empresas Maxion e Randon vão entregar os vagões, na proporção dois terços e um terço cada, respectivamente. "Vamos receber 32 locomotivas ainda este ano e outras 18 até o fim do primeiro semestre de 2011", afirmou o executivo.

No segundo semestre do próximo ano, o executivo pretende estar com toda a frota operando a 100%. E espera que os investimentos na melhoria e duplicação da via férrea, incluindo duplicações de trechos, estejam bem avançados. A companhia já fez os pedidos de licenças ambientais para duplicação de trechos da ferrovia que interliga a cidade paulista de Itirapina a Santos, que soma 330 km, e para a construção de um grande terminal de captação de cargas em Itirapina. A empresa ainda dispõe de centros de captação em Sumaré (Airosa Galvão) e Pradópolis. O de Sumaré teve seu trecho de 180 km duplicado.

O projeto da Rumo está orçado em R$ 1,2 bilhão (US$ 697,7 milhões), dos quais cerca de 80% serão financiados pelo BNDES, por meio da linha Finame, com juros de 4,5% ao ano, por 10 anos, com dois de carência. Com a primeira fase do projeto, fincada no material rodante já definida, a segunda etapa, denominada via permanente, deverá ganhar impulso a partir de 2011. O projeto todo inclui também aportes nos dois terminais da Cosan - Teaçu e Cosan Operadora Portuária, ambos em Santos, que deverão ser feitos conforme as operações avancem.