01/07/08 11h37

Companhias de TI passam a liderar ranking de fusões

Valor Econômico - 01/07/2008

Fernando Parra tem nas mãos uma lista com o nome de sete empresas, cada uma delas estudada e selecionada por um time de caçadores de bons negócios, uma equipe que não transitava pelos corredores da DTS até início do ano passado. "Nossas aquisições sempre aconteceram meio que por acaso, mas agora isso mudou", diz Parra. "Hoje temos gente que é paga só para encontrar oportunidades, e isso tem funcionado". Nos últimos 12 meses, a DTS, que presta serviços de consultoria e desenvolvimento de software, fez três aquisições. Parra, que controla a empresa desde sua fundação, em 1983, desembolsou cerca de R$ 12 milhões (US$ 7,5 milhões) pelas operações da Wasys, da TI Consulting e - há duas semanas - da Union. É um trio de nomes pouco populares entre os grandes fornecedores de tecnologia da informação (TI), mas que, segundo Parra, será crucial para multiplicar seus contratos no setor financeiro. A empresa, que fechou 2007 com vendas de R$ 250 milhões (US$ 129,5 milhões) e 3 mil funcionários, quer atingir R$ 350 milhões (US$ 181,3 milhões) e contratar mil pessoas neste ano. A DTS é o caso típico de um movimento de consolidação que tomou conta da indústria de tecnologia da informação nos últimos anos, fazendo desse pulverizado mercado um dos motores do processo de fusões e aquisições no país. Uma pesquisa realizada pela consultoria KPMG mostra que, se somadas todas as negociações fechadas desde o início do Plano Real, em 1994, até o primeiro semestre deste ano, o mercado de TI é o vice-líder na corrida das fusões e aquisições, com um total de 394 transações no período. Em uma lista que avalia mais de 40 áreas de atividade, o setor só fica atrás da indústria de alimentos, bebidas e fumo, que fechou 505 operações no mesmo intervalo. No ano passado, as empresas de TI mantiveram a segunda posição no ranking, com 56 negociações concluídas. Segundo Luís Motta, sócio da área de fusões e aquisições da KPMG, o setor deverá bater recorde neste ano. "A indústria de TI assumiu a liderança no primeiro semestre, com 39 transações no período, contra 28 acordos do setor de alimentos", diz. "É um crescimento forte, 70% superior ao volume do primeiro semestre de 2007".