18/09/08 14h59

Confab usará aço especial em duto para gás de Tupi

Valor Econômico - 18/09/2008

A TenarisConfab, líder na produção e venda de tubos soldados no Brasil, ganhou parte da licitação aberta pela Petrobras para o fornecimento dos tubos de aço que serão usados na construção do gasoduto submarino ligando o projeto-piloto de Tupi, na área do pré-sal, à plataforma de Mexilhão, que está em construção e deve ser instalada em 2009, na Bacia de Santos. O gasoduto terá 228 km e capacidade de escoar 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A TenarisConfab, ligada ao grupo Techint, irá fornecer tubos para o trecho de 90 km, em contrato no valor de US$ 114 milhões. A diferença, de 138 km, deve ser suprida pela siderúrgica inglesa Corus. Túlio Chipoletti, vice-presidente executivo de tubos da TenarisConfab, confirmou ao Valor que a empresa recebeu o pedido da Petrobras na terça-feira. Ele informou que os tubos serão fabricados na unidade de Pindamonhangaba (SP), que tem capacidade anual de produção de 550 mil toneladas de tubos de aço soldados. O executivo disse que o aço será fornecido pela Voest-Alpine, da Áustria, em volume de cerca de 30 mil toneladas. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2009. Hoje, segundo Chipoletti, o Brasil não produz o tipo de aço requerido para gasodutos na área do pré-sal, um aço especial para aplicações ácidas, embora a Usiminas tenha investimentos para atender, no futuro, os novos requisitos da Petrobras, afirmou. Os tubos produzidos pela TenarisConfab, com especificação denominada X65, terão 18 polegadas de diâmetro e receberão revestimento feito pela Socotherm, empresa da qual a Tenaris é sócia. A produção deste tipo de tubo enfrenta hoje uma limitação: há poucos fabricantes de aço especial para aplicações ácidas no mundo, entre eles Voest-Alpine, Dillinger e siderúrgicas japonesas que fazem para consumo local. Na visão de Chipoletti, da Tenaris Confab, o pré-sal impõe desafios tecnológicos que terão de ser enfrentados pelas empresas fornecedoras de bens e serviços da Petrobras e de outras operadoras. Segundo ele, a TenarisConfab tem plano de investimentos de US$ 70 milhões para tornar-se fornecedora "preferencial" da Petrobras em projetos submarinos e "onshore" de gasodutos e também em tubos de perfuração.