24/11/22 12h11

Confiança do consumidor atinge patamar otimista pela 1ª vez desde início da pandemia, diz ACSP

Aumento foi registrado em todas as regiões brasileiras e classes socioeconômicas em novembro, mostra índice da Associação Comercial de São Paulo

CNN Brasil

A confiança do brasileiro atingiu patamar otimista pela 1ª vez desde o início da pandemia.

Um aumento da confiança do consumidor foi registrado em todas as regiões brasileiras e classes socioeconômicas em novembro, segundo o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo. 

A curva ascendente, que se iniciou em maio de 2020, registrou 105 pontos em novembro, o que identifica um patamar otimista, segundo o estudo.

O último registro nesse campo foi em janeiro de 2020, antes do fechamento da economia em razão das medidas de isolamento social adotadas pelos governos estaduais para conter o avanço do vírus da Covid-19.

A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.700 famílias brasileiras, residentes nas capitais e cidades do interior.

A retomada da confiança, coforme análise do economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, está baseada principalmente na melhora das expectativas com relação à sua situação financeira futura, e pela percepção cada vez menos negativa da situação atual.

“Esse otimismo se explica pela recuperação da atividade maior do que se esperava, que eleva a geração de postos de trabalho, e pelas diversas transferências de renda concedidas pelo Governo Federal, além da ampliação da margem de crédito consignado”, pontua Ruiz de Gamboa.

O INC cresceu 6,1% frente ao mês anterior 25% na comparação interanual. A recuperação da confiança do consumidor se iniciou em maio do ano passado. De acordo com a amostra, todas as regiões brasileiras e classes socioeconômicas apresentaram aumento da confiança.

O economista pondera que, embora os consumidores estejam cada vez mais confiantes com a segurança no emprego, a percepção negativa das famílias em relação à sua situação financeira atual continua elevada.

“A melhora da percepção sobre a situação atual e o maior otimismo em relação ao futuro continuaram refletindo na maior proporção de entrevistados dispostos a comprar itens de maior valor, como carro e casa, bens duráveis, como geladeira e fogão, e para fazer investimentos”, conclui o Ruiz de Gamboa.

fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/confianca-do-brasileiro-atinge-patamar-otimista-pela-1a-vez-desde-inicio-da-pandemia/