28/11/09 11h44

Confiança maior eleva crédito e prestações

Folha de S. Paulo

Passada a crise, lojistas, empresas de cartão, bancos e financeiras estão apostando no crédito e na extensão dos prazos de pagamento para elevar os volumes das vendas ainda em 2009. O objetivo é aproveitar o momento de forte confiança do consumidor e dar condições favoráveis de prazos e de juros para "desobstruir" o consumo represado. Nos shoppings de São Paulo, lojas de roupas, calçados e presentes que costumavam parcelar as vendas no cartão de crédito de três a quatro vezes estão agora vendendo em até sete pagamentos sem juros. Para eletrodomésticos e móveis, o parcelamento está chegando a até 24 vezes nas Casas Bahia, que tem parceria com o Bradesco.

A Cielo, antiga VisaNet, estendeu para todos os lojistas associados o parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão Visa, uma facilidade disponível até então para poucos estabelecimentos. As redes Extra e Ponto Frio parcelam em até 18 vezes os eletrodomésticos e móveis nos cartões do grupo, que tem parceria com o Itaú. As compras de supermercado acima de R$ 100 (US$ 58,1) podem ser pagas em até quatro vezes no cartão. O Banco do Brasil decidiu financiar em até 36 vezes as passagens aéreas da TAM.

Segundo especialistas, a recuperação do emprego e da renda estimulam o consumidor a assumir novas dívidas. Ao mesmo tempo, a queda na inadimplência impele bancos e financeiras, que passaram o ano retraídos, a "abrir as torneiras" para fechar o ano com uma fotografia melhor no balanço.

No consumo, a inadimplência até 90 dias cai pelo oitavo mês seguido -saiu de 10,3%, em março para 7,4% em outubro. Os juros do financiamento ao consumo recuaram do pico de 73% ao ano, em dezembro, para 50% em outubro. "[Os bancos] vão tirar o atraso, pois ficaram muito temerosos com o que poderia acontecer. Querem recuperar o tempo perdido porque não há o que temer", disse o consultor Alvaro Musa, ex-presidente da Fininvest.