03/01/22 13h28

Confira investimentos previstos para Rio Preto e região em 2022

Coluna reuniu novidades do setor imobiliário, empresarial e gastronômico; setores de produção de vinhos e compra de fazenda também estão na lista de investimentos de Rio Preto no ano novo

Diário da Região

O que esperar 

O que esperar para 2022 na área dos Negócios? A Coluna procurou economistas de Rio Preto para falar sobre as expectativas do setor neste ano. José Aparecido Firmino disse que todos os indicadores apontam para um ano difícil, com poucos investimentos, mas Rio Preto poderá escapar deste cenário pela força no setor de serviços. Esforço e criatividade serão indispensáveis. Já Hipólito Martins Filho aposta em um ano de investimentos públicos, que, segundo ele, deverão alavancar o desenvolvimento econômico e com isso atrair novos negócios privados para a cidade, principalmente pela melhora da questão da mobilidade em decorrência do anel viário. O Parque Tecnológico (Partec) também deverá, segundo o especialista, impulsionar a economia. 

Alemanha em Rio Preto 

Em março, a Tarraf se prepara para lançar o Platz by Tarraf. Voltado para o público jovem e com unidades que vão de studios a apartamentos de 3 dormitórios (foto acima), o empreendimento é inspirado na Potsdamer Platz, a emblemática praça de Berlim, e traz a assinatura do escritório de paisagismo Burle Marx. A novidade será construída na avenida Juscelino Kubitscheck, esquina com a Francisco Chagas de Oliveira. O VGV (Valor Geral de Vendas) está estimado em R$ 120 milhões. Olavo Tarraf, presidente da incorporadora, contou à Coluna que outros seis lançamentos estão previstos para 2022, totalizando R$ 500 milhões de VGV, o dobro do lançado em 2021. A empresa também deve ampliar sua atuação para outras regiões, como a de Ribeirão Preto.​​​​​ 

Moradia ‘inteligente’ 

Quem também projeta meio bilhão de vendas para o ano novo é a Emais Urbanismo, presidida por um empresário que também leva Tarraf no sobrenome: Edson Tarraf Filho. O número será buscado com o lançamento de aproximadamente 6 mil unidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em Rio Preto, a empresa irá lançar o Eplenum, complexo urbano “inteligente” e com “segurança”. O empreendimento contará com aproximadamente 1,5 mil unidades, entre lotes abertos comerciais e com serviços, formando uma nova centralidade na Zona Sul e contando com um Home Resort exclusivo, com tecnologia aplicada. 

Um brinde ao bem-estar 

A Fazenda Amazonas, do empresário Paulo Girardi, também prepara novos investimentos para 2022. O projeto de vinhedo do espaço (foto acima), idealizado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, será finalizado e dará sequência aos elementos do paisagismo já existente na propriedade, feitos pelo arquiteto Luiz Carlos Orsini, amigo pessoal de Girardi. O local também ganhará um centro de saúde e bem-estar, que funcionará como um SPA e será comandado por Aline Girardi. À frente do suco Puro +, ela tem se especializado em saúde preventiva e integrativa no Albert Einstein. Outro projeto que deverá ganhar forma no novo ano é a vinificação do vinho na própria fazenda. Paulo Girardi contou à Coluna que ele já está encomendado. Resta saber se ventos vindos das Bahamas não mudarão os rumos dos negócios. 

Negócio de astro 

O Diário divulgou, nesta semana, que o cantor Julio Iglesias está em busca de uma fazenda paradisíaca em Rio Preto. A notícia congestionou os telefones da redação, que foi procurada por fazendeiros e corretores querendo o contato do astro para sugerir propriedades que ficam desde às margens da BR-153 até os confins de Sud Menucci. Uma imobiliária de Rio Preto afirmou à Coluna ter oferecido ao espanhol, por meio de seu empresário, duas propriedades da região, próximas aos rios Grande e Tietê. Ambas as propostas, entretanto, não se encaixam no que o cantor quer por serem “distantes de Rio Preto” e “superinflacionadas”. Agora, a busca pelo paraíso continua. Nos últimos dias, um empresário do ramo da construção afirmou à Coluna que ele é o único autorizado, com carta outorgada, para fechar a venda de uma propriedade de 200 alqueires em um raio de até 30 km de Rio Preto. Ele disse que conheceu o cantor ainda nos anos 90, por intermédio de seu pai. Mas há controvérsias! Ontem, mesmo sendo véspera de Ano Novo, teve imobiliária visitando propriedade pra oferta. 

Região Leste 

Em agosto, esta Coluna informou que Rio Preto ganhará, em 2022, o Centro Comercial e Empresarial BR-153, que chega de olho no desenvolvimento da região Leste e nas cidades que compõem a região metropolitana de Rio Preto. O empreendimento, que já está em obras em uma área de 420 mil m², no KM 53 da rodovia homônima, tem à frente os empresários Enivaldo Mendes e Max Romano Calil, que contaram que dos 262 lotes disponíveis, 38% já foram vendidos até agora. Outros 13% estão na fila de reserva. Empresas de ração animal, transportadora, madeireiras, mecânica pesada e estrutura de aço já negociaram um espaço. O fácil acesso, segurança e serviços compartilhados têm sido atrativos para a migração à região, que é uma aposta para investimentos no ano novo. 

Água na boca 

Em 2022, Rio Preto também deverá ganhar novos investimentos gastronômicos. Agora em janeiro, Waldyr de Faria Júnior inaugura o Dona Maria, restaurante com o nome em homenagem à matriarca da família, que reunirá três ambientes: deck para comida de boteco gourmet, área de carnes nobres e gastronomia internacional. O empresário contou à Coluna que já tem três chefs trabalhando no negócio. Um deles atuava, inclusive, no DPNY Beach Hotel, badalado destino de Ilhabela, no litoral norte do Estado. Ainda em 2022, Faria Júnior buscará um novo lugar para o Empório Seo Faria, que recentemente deixou o Duo JK. Prepare o apetite, que semana que vem a Coluna traz mais novidades de dar água na boca! 

Podcast 

A Coluna Negócios em Pauta também começa 2022 com novidades. Lançada no dia 22 de julho de 2020 apenas online, a Coluna chegou também à versão impressa em 21 de novembro de 2020. Um ano e um mês depois, a página lança, agora, em janeiro, um podcast voltado para negócios e investimentos. O material será gravado em um novo estúdio do Diário, criado especialmente para podcasts. O podcast Negócios em Pauta será publicado quinzenalmente. Em janeiro, dois empresários, um de Rio Preto e outro da região, já estão confirmados para participar da novidade, que falará sobre negócios e carreira dos convidados, mas também do cenário em geral. Não perca! 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/confira-investimentos-previstos-para-rio-preto-e-regi-o-em-2022-1.854711