04/10/10 12h53

Consolidação de teles atrai Convergys

Valor Econômico – 04/10/10

O mercado brasileiro de telecomunicações está no centro das estratégias globais da Convergys, fabricante americana de software de bilhetagem (as contas geradas pelos clientes), que planeja ampliar seus negócios no país. A base nacional de quase 190 milhões de celulares e ainda em crescimento, a venda de novas licenças de serviços móveis pela agência reguladora prevista este ano, favorecendo o aumento do tráfego de dados, e a consolidação das grandes operadoras de telefonia compõem o cenário que atrai fornecedores como a Convergys.

Uma reestruturação iniciada pela Convergys em 2010 incluiu a América Latina como uma região promissora para a companhia, após a constatação da saturação de outros mercados. "As operadoras terão que ser mais agressivas para buscar os resultados e queremos posicionar a Convergys como um parceiro chave para que elas alcancem esse sucesso", diz Bob Lento, presidente global da linha de negócios de gestão de informações da empresa.

A consolidação das teles, por exemplo, requer geralmente a substituição de sistemas legados. Não só porque será preciso integrar os programas criados internamente por cada operadora, mas também porque muitas vezes esses sistemas têm algumas limitações para acompanhar as novas necessidades do segmento.

Mais conhecidos no setor como billing, os sistemas de bilhetagem são responsáveis por tarifar com precisão todos os serviços usados pelo consumidor e resumi-los em uma conta. Segundo Lento, a importância desses sistemas para os negócios das teles tem crescido na mesma medida em que essas empresas melhoram seus pacotes de serviços com telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura. A direção da Convergys pretende ampliar o relacionamento com seus clientes, fornecendo suporte para o desenvolvimento de processos.

Presente no país desde 1999, a subsidiária brasileira da Convergys conta com 125 colaboradores e atende Vivo, Telefônica Oi e a UNE, da Colômbia. A subsidiária brasileira se alinha à estratégia de atendimento global a clientes de grande porte, como a Telefônica. Nesse grupo estão também equipes da Convergys na Espanha e Inglaterra, entre outros países. O atendimento regional é liderado por Felipe Fernandes, diretor da companhia na América Latina, baseado na Espanha.

Com faturamento global de US$ 2,9 bilhões em 2009, a Convergys não divulga os investimentos projetados para a América Latina e o Brasil. A companhia reforça, porém, que esses recursos serão destinados especialmente à pesquisa e desenvolvimento. "Todas as operadoras passam por desafios semelhantes. Queremos oferecer uma alternativa flexível e escalável", diz Fernandes.