11/05/11 12h02

Consórcio quer plano de banda larga para o ABC

DCI

O prefeito de Diadema e presidente do Consórcio Intermunicipal, Mário Reali, e o secretário executivo da entidade, Luís Paulo Bresciani, marcaram presença na última semana em uma reunião no Ministério das Comunicações, em Brasília, para discutir a redução dos custos da Internet banda larga no ABC e o aumento da oferta do serviço na região. A proposta é incluir as cidades do ABC no Plano Nacional de Banda Larga (PNDL), desenvolvido pelo governo federal, que prevê até 2014 o aumento da capacidade de infraestrutura de telecomunicações do País.

Agora, o Consórcio Intermunicipal irá apresentar para o Ministério das Comunicações um diagnóstico sobre o serviço de Internet banda larga nas sete cidades da região. "A ideia é, a partir deste documento, construir um Plano Regional de Banda Larga. O projeto será um piloto regional de uma ação integrando prefeituras dentro de uma região metropolitana", disse Mário Reali .

Além do impacto direto na população, que terá acesso a um serviço mais barato e eficiente, o programa beneficiará pequenos empresários que hoje não tem acesso à Internet ou não conseguem fazer uso pleno da rede; provedores regionais de Internet, que contarão com um leque maior de clientes; empresas desenvolvedoras de softwares; e a indústria, que poderá atuar dentro desta cadeia de serviços como fornecedora de peças e equipamentos necessários para a melhoria da atual rede de Internet instalada na região do Grande ABC.

Quem já entrou no mercado do ABC para oferecer banda larga foi a GVT, que anunciou ampliação de sua atuação em São Paulo a partir de duas cidades do ABC, Santo André e São Bernardo. Juntas, as cidades receberam investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões (US$ 50 milhões). De acordo com a companhia, a cobertura inicial já está em fase de conclusão, e possuirá 70 mil acessos para telefonia fixa e banda larga. O projeto prevê que mais de 40% da área urbana do ABC seja atendida pela rede de telecomunicações 100% digital e voltada para a transmissão de dados em alta velocidade da GVT. Entre os serviços oferecidos para o ABC, a empresa disponibilizou pacotes residenciais, comerciais e empresariais incluindo a banda larga de 5Mbps até 100 Mbps a partir de R$ 49,90 (US$ 31,2).

"A região do ABC é estratégica para nossa atuação no Estado de São Paulo que já conta com cidades do interior e da região metropolitana", afirma o vice-presidente de Marketing e Vendas, Alcides Troller Pinto. A GVT opera no Estado de São Paulo desde 2002, porém atendendo o mercado corporativo. Em 2010 começou o movimento para atender o consumidor residencial, profissionais liberais e pequenas e médias empresas da região. Com as implantações no ABC, a área de atuação da operadora alcança 100 cidades em 17 estados.