10/03/10 10h14

Construção civil mantém otimismo para 2010

Valor Econômico

De olho no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a ser anunciado ao fim deste mês, que ampliará obras de infraestrutura em geral e o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida", os empresários da construção civil seguem com percepção bastante otimista sobre o aumento da atividade em 2010.

De acordo com a Sondagem da Construção Civil, novo indicador que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) passou a divulgar, mensalmente este ano, o indicador de expectativa para os próximos seis meses situou-se em 68,4 pontos em fevereiro. Embora tenha apresentado ligeiro recuo ante os 70,6% da média de janeiro deste ano, o índice se encontra bem acima dos 50 pontos, linha divisória para as percepções negativas e positivas.

De acordo com pesquisa feita pela CNI, as grandes empresas reduziram o entusiasmo demonstrado em janeiro - a expectativa no primeiro mês do ano foi 78,8 pontos e passou para 70,1 pontos em fevereiro. Entre os proprietários das pequenas e médias construtoras, o otimismo cresceu. Nas pequenas, o indicador subiu de 63,2 pontos para 65 pontos e nas médias, de 69,3 pontos para 69,5 pontos.

Realizado entre os dias 1º e 24 de fevereiro com 335 empresas (192 pequenas, 106 médias e 37 grandes), o levantamento captou também o desempenho da construção civil em janeiro. O nível de atividade nas grandes empresas da indústria da construção civil apresentou "estabilidade elevada" em janeiro, com 0,5 ponto acima da linha divisória de desempenho, que é de 50 pontos, Em dezembro a atividade havia alcançado 53,7 pontos.

Para o economista da CNI responsável pela sondagem, Renato da Fonseca, "a estabilidade se deu em patamar elevado" , pois acima dos 50 pontos "denota que o nível de atividade em janeiro está próximo ao usual para o mês." Com relação às pequenas empresas, a atividade efetiva no mês de janeiro "denota que está próxima do usual para o mês", de acordo com o documento. Os empresários do setor estão "bastante otimistas, mesmo com a verificação de redução no índice de expectativa do nível de atividade", conforme a CNI.

A pesquisa constatou "alto otimismo" dos empresários, em relação a novos empreendimentos e à execução de serviços nos próximos meses. As previsões de compra de matérias-primas também foram elevadas. O desempenho efetivo de fevereiro será divulgado no fim deste mês.