15/07/08 10h33

Consumo de cimento tem crescimento de 15% no ano

Valor Econômico - 15/07/2008

A indústria brasileira de cimento caminha para encerrar o ano de 2008 quebrando o recorde histórico de produção e consumo do insumo. A estimativa de que o Brasil vai superar a barreira das 50 milhões de toneladas de cimento consumidas ganhou reforço extra ontem, quando o sindicato da indústria (SNIC) divulgou os resultados dos seis primeiros meses deste ano. De acordo com a entidade, foram vendidas 24,3 milhões de toneladas no semestre, um avanço de 14,8% sobre o mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos doze meses, o crescimento do consumo foi de 13,7% e atingiu a marca também histórica de 47,8 milhões de toneladas de cimento no mercado brasileiro. A expansão no semestre se deu em todas as regiões brasileiras, com destaque para o Sul e o Norte, que registraram aumentos superiores a 30%. Depois de vários meses de crescimento aquecido, a região Centro-Oeste perdeu o ritmo forte que vinha apresentando. No semestre, o consumo nos estados da região teve um aumento de apenas 4,6% e no acumulado dos últimos 12 meses registrou queda de 5,8%. No mês de junho foram comercializadas 4,2 milhões de cimento no país, uma queda de 1% sobre as vendas de maio. Mas quando a comparação é feita com o mesmo mês do ano passado o consumo registrou um aumento de 11,3%. A expectativa da indústria é de que este ano o volume vendido de cimento registre um crescimento da ordem de 12% sobre 2007. Para 2009, o setor prevê que o consumo vai aumentar outros 10%.