14/11/08 16h17

Contax cria a Todo para atuar na terceirização de serviços de TI

Valor Econômico - 14/11/2008

A leitura durante uma madrugada de um discurso de John F. Kennedy foi o sinal que o presidente da Contax, James Meaney, precisava para dormir tranqüilo e dar partida ao projeto de criação de uma subsidiária. Hoje, a prestadora de serviços de call center dos sócios controladores do grupo Telemar anuncia a chegada ao mercado da Todo, uma empresa que nasce do departamento de desenvolvimento da Contax e será voltada à terceirização de serviços de tecnologia da informação (TI). Meaney explica que o discurso de Kennedy, feito em 1959, antes que ele ocupasse a presidência dos Estados Unidos, o que ocorreria dois depois, mostrava as oportunidades que se abrem nas crises. Para o executivo, é claro que o momento da economia mundial preocupa, mas ele ressalta que a Todo nasce com o perfil adequado exatamente para trazer maior produtividade. A nova companhia vai atuar na oferta de serviços de "Business Process Outsourcing", conhecido pela sigla BPO e que significa a terceirização de um processo de negócios que não faz parte de atividade principal da companhia. Com sede em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro, em Florianópolis e Recife, a nova companhia vai absorver, no primeiro momento, R$ 10 milhões (US$ 4,3 milhões) em investimentos. Os recursos saem do caixa da Contax, hoje com confortáveis R$ 350 milhões (US$ 152,2 milhões). Em julho, a operadora de call center recebeu a última parcela de um empréstimo de R$ 216 milhões (US$ 93,9 milhões) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O presidente da Todo será Alessandro Goulart. "Em nenhum momento pensei que o Brasil poderia importar um modelo. A nossa proposta será buscar soluções de mercado, adequá-las e desenvolver outras propostas para nossos clientes", informa Goulart. Ele diz que pretende adotar, sempre que for possível, o uso do software de código aberto, que dispensa o pagamento de licença de uso.