09/05/18 12h20

Continental confirma produção de ESC no Brasil

Fábrica de Várzea Paulista fornecerá controle eletrônico de estabilidade a uma das quatro grandes

Automotive Business

A Continental confirmou para o primeiro trimestre de 2019 o início da produção dos freios ABS com controle eletrônico de estabilidade (ESC) no Brasil. O componente será fabricado em sua unidade de Várzea Paulista (SP) e no primeiro momento vai suprir a demanda de uma das quatro grandes montadoras instaladas no País.

A produção local do componente foi antecipada por Automotive Business em julho de 2017 e ocorrerá também por força da legislação: a partir de 2020, todos os novos projetos de automóveis e comerciais até 3,5 mil quilos terão de sair de fábrica dotados de ESC. A partir de 2022 a regra valerá para todos os automóveis e comerciais até 3,5 mil quilos, inclusive os projetos antigos.

“O aumento da demanda pelo produto permitiu a nacionalização”, afirma o gerente de engenharia e desenvolvimento de sistemas ABS e ESC, Fabrício Menezes.

A fábrica de Várzea Paulista foi inaugurada em 2013 e já produz sistemas ABS para fornecimento a boa parte das montadoras instaladas no Brasil e para exportação à Argentina. A companhia também importa o ABS com ESC para fornecê-lo a modelos nacionais.

Tratado pela Continental como um sistema de terceira geração, o equipamento também é capaz de reduzir os espaços de frenagem: “Em piso molhado a 80 km/h, diminuímos a distância de parada de 42 para 40,6 metros”, afirma Menezes. A comparação foi feita entre o sistema ABS atualmente produzido e o que entrará em linha (com ESC) em 2019.

Em tempo, a sigla ESP também é empregada como controle eletrônico de estabilidade, mas é aplicada ao componente fornecido pela Bosch.

 

PRODUÇÃO CRESCENTE

De acordo com Menezes, o desempenho do mercado brasileiro superou as projeções da Continental, cuja produção está crescendo no mesmo ritmo das montadoras. Segundo a Anfavea, associação dos fabricantes, abril foi o 18º mês consecutivo de alta.