09/04/13 10h10

Continental investe R$ 30 milhões para produzir ABS em SP

Valor Econômico

A Continental, um dos três maiores grupos de autopeças do mundo, está direcionando investimentos ao mercado de segurança veicular para aproveitar oportunidades vindas com a obrigatoriedade de novos equipamentos de proteção nos veículos. Depois de investir cerca de R$ 30 milhões para produzir freios ABS na fábrica de Várzea Paulista (SP), a multinacional alemã começou a avaliar a produção no país de módulos eletrônicos de airbags.

A partir do ano que vem, todos os carros novos vendidos no país deverão estar equipados tanto com airbag duplo na parte frontal como com o sistema que evita o travamento de rodas nas frenagens, conhecido como ABS.

Dentro de um cronograma estipulado em abril de 2009, a obrigatoriedade desses equipamentos vem subindo gradualmente: começou por 8% da produção em 2010, até chegar a 60% neste ano. Isso significa um salto - de 266 mil para mais de 2,2 milhões de carros - na cobertura da legislação que visa aperfeiçoar e atualizar os requisitos de segurança dos veículos.

A partir de 2014, esse volume atinge a totalidade do mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil, algo próximo a 3,8 milhões de carros. Isso sem colocar na conta os caminhões e ônibus, também cobertos pela "Lei do ABS". No caso do airbag, a regra vale apenas para os carros e utilitários leves.

De olho nessa demanda, a Continental instalou na fábrica de Várzea Paulista - onde já produz freios hidráulicos - sua primeira linha de freios eletrônicos na América do Sul, com investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões. A capacidade é de 1,2 milhão de módulos de ABS para automóveis compactos e subcompactos, ou cerca de um terço do mercado total de carros de passeio do país.

Hoje, a Continental - grupo que faturou € 32,7 bilhões no mundo em 2012 - faz a inauguração oficial da linha de produção de ABS, em evento com a presença do vice-presidente mundial da empresa na divisão de sistemas de freios eletrônicos, Frank Jordan. A ideia é produzir em três turnos de trabalho até o fim do ano, alcançando dois turnos já no primeiro semestre. A geração de empregos é estimada em 80 vagas de trabalho, entre postos diretos e indiretos.

Em Salto, também no interior paulista, a Continental já fabrica os sensores de velocidade de rodas que compõe o sistema do ABS. Segundo Sandro Beneduce, que assumiu a presidência da subsidiária brasileira em fevereiro, a aposta no mercado de freios ABS está inserida na estratégia da empresa de expandir o portfólio de produtos para crescer acima da média do mercado. Nessa linha de ação, a empresa abriu há oito meses um laboratório para o desenvolvimento de tecnologias de motor em Salto (SP) e começa a estudar a produção local das centrais eletrônicas de controle de airbags, hoje importadas do México. Paralelamente, a companhia está investindo € 150 milhões para dobrar - para 9 milhões de unidades - a capacidade de produção de pneus em Camaçari, na Bahia.

"Ter engenharia local é a base para continuar crescendo na região", afirma o executivo. Esse posicionamento também está ligado ao novo regime automotivo, que, ao estabelecer metas para que os carros produzidos no Brasil sejam mais eficientes, levará a um novo ciclo de desenvolvimento de tecnologias, sobretudo nos sistemas de propulsão dos veículos.

A produção de ABS em Várzea Paulista, contudo, faz parte de um projeto desenvolvido fora do país pelo grupo. Nesse mercado, a Continental terá como concorrentes no Brasil a americana TRW e a coreana Mando, além da também alemã Bosch, que investiu cerca de R$ 20 milhões em uma nova linha de ABS em Campinas, inaugurada no início do ano.

Carlo Gibran, gerente de vendas da Bosch, diz que a empresa, a depender da evolução do mercado, também poderá acionar uma linha adicional de ABS no segundo semestre, ampliando sua capacidade de produção para 1,8 milhão de módulos por ano.

A obrigatoriedade do equipamento também fomentou investimentos por parte dos fornecedores de componentes atingidos pela introdução da tecnologia, como a SKF, que desembolsou ao redor de R$ 5 milhões na produção e adaptação de rolamentos para rodas que utilizam o sistema ABS. A linha - instalada na fábrica da empresa em Cajamar, na Grande São Paulo - vai abastecer duas montadoras de carros, informa Fabrício Teixeira, gerente de engenharia da SKF.

A empresa espera produzir ao redor de 600 mil peças dessa nova geração de rolamentos já no primeiro ano de operação da linha, cujo início está previsto para os próximos meses.