02/07/21 11h15

Cooperação técnico-científica para gerenciamento de resíduos sólidos

Objetivo é garantir o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, entre SIMA, UNESP E CIRSOP

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) firmaram, nesta quarta-feira (30/06), o protocolo de intenções para a cooperação técnico-cientifica para o gerenciamento de resíduos sólidos. A assinatura aconteceu no gabinete do secretário estadual da SIMA, Marcos Penido, e foi transmitido on-line pelo canal da secretaria no Youtube. 

Participaram da solenidade o reitor da UNESP, Pasqual Barretti, e o prefeito do município de Álvares Machado, Roger Gasques, que também preside o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista (CIRSOP). 

O documento formaliza a cooperação técnico-científica entre a Unesp e a SIMA, com o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, visando o aperfeiçoamento de projetos regionais e também para o sucesso da implantação do Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo. 

Parceria entre a SIMA e UNESP 

“Essa parceria é sinônimo de gestão eficiente, o sucesso de tudo que estamos fazendo passa por decisões municipais regionalizadas. Neste sentido, a parceria com a Unesp aproxima a ciência e a política pública, gerando, enfim, uma rota de sucesso para experiências como o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do CIRSOP”, destacou o secretário Marcos Penido. 

Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista – CIRSOP 

O protocolo de intenções para a cooperação técnico-cientifica também traz vantagens para os consórcios regionais de gerenciamento de resíduos sólidos, como o CIRSOP, como explica o Prefeito Roger Gasques, presidente da entidade. “Nosso objetivo é buscar soluções efetivas para a gestão dos resíduos sólidos dos dez municípios participantes. Este protocolo entre e a SIMA e a Unesp vai beneficiar diretamente nosso consórcio, trazendo a expertise da academia e a realidade do poder público”. 

Formado em 2018, o CIRSOP reúne os municípios de Álvares Machado, Caiabu, Martinópolis, Paraguaçu Paulista, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Rancharia, Regente Feijó, Santo Anastácio e Santo Expedito. 

Juntos somam mais de 390 mil habitantes e geram cerca de 400 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos. 

Autoridades presentes 

Também participaram também do evento o coordenador executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), José Valverde, mediador do evento; o pró-reitor de pesquisa da UNESP, Edson Cocchieri Botelho; o coordenador de planejamento ambiental da SIMA, Gil Scatena; o diretor executivo do CIRSOP, Mateus Martins Godoi;  o assessor da pró-reitoria de extensão universitária e cultura da Unesp, Antonio Cezar Leal; professor da Unesp e coordenador do PIGIRS, Fernando Sérgio Okimoto; e o  presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP), Victor Borges. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/07/cooperacao-tecnico-cientifica-para-gerenciamento-de-residuos-solidos/