12/03/12 18h58

Coopersucar inaugura terminal multimodal em Ribeirão Preto

Empresa aumentará em mil vezes a capacidade anual de movimentação de açúcar até o Porto de Santos com novo terminal multimodal; obra é parte do montante de R$ 2 bilhões que serão aplicados pela empresa até 2015

A Copersucar, maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol integrada à produção, inaugurou nesta segunda, 12 de março, o Terminal Multimodal de Ribeirão Preto. A obra permite que a Copersucar intensifique o uso de ferrovia, a partir do terminal multimodal, ampliando a capacidade anual de movimentação de 150 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas de açúcar até o Porto de Santos.

Estima-se, com o investimento, a redução de 42 mil viagens de caminhões por ano, no trecho Ribeirão Preto-Santos, diminuindo o consumo de combustível e a emissão de gases de efeito estufa. O terminal é parte do montante de R$ 2 bilhões que a empresa investirá em grandes projetos de logística até 2015.

“Trata-se de um investimento relevante para aprimorar a infraestrutura do Estado, que vai ao encontro dos esforços do Governo de São Paulo para ampliação do modal ferroviário”, afirmou o presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo, Luciano Almeida.

O presidente da Coopersucar disse que o modal ferroviário responde atualmente por 50% do transporte de açúcar a granel, e a meta da empresa é fazê-lo chegar a 70% dentro do atual plano de investimentos, até 2015. “A entrada em operação do novo terminal integra a estratégia logística da Copersucar e representa uma ação concreta de sustentabilidade, pois economicamente nos permite a redução de custos nos processos, traz o benefício ambiental do uso intensivo da malha ferroviária e, além disso, contribui socialmente para a diminuição dos riscos de acidentes nas estradas paulistas, retirando um grande volume de caminhões de circulação”, conclui.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, de empresários do setor sucroenergético e acionistas da Copersucar.


Como funciona
Os investimentos realizados no Terminal viabilizam o aumento da capacidade de recepção e expedição de açúcar, bem como de armazenagem, além de maior velocidade nas operações. Peça importante do terminal é a “Pêra Ferroviária” – um desvio de 2,8 km na linha principal –, necessária para aperfeiçoar o escoamento em larga escala da produção.

“A implantação desses projetos de infraestrutura e logística é mais um passo da Copersucar para fortalecer sua liderança no setor sucroenergético. Essa operação vem aumentar a nossa competitividade e agregar valor aos resultados”, afirma o presidente do Conselho da Companhia, Luís Roberto Pogetti.

O sistema de carregamento, em conjunto com a Pêra Ferroviária, permite elevar a capacidade de expedição para 10 mil toneladas por dia, com destino ao Porto de Santos. Em plena utilização, o novo terminal responderá por ganhos de produtividade superiores a 10 vezes a estrutura anterior.

O Terminal Multimodal também ganhou um novo armazém e teve ampliada sua capacidade estática em mais de 50 mil toneladas, totalizando 70 mil toneladas de açúcar. A estrutura do complexo é composta ainda por um sistema de recepção rodoviária (moega), esteiras transportadoras e o sistema de carregamento de vagões (tulha). O terminal tem capacidade de receber a produção das usinas da região, tanto associadas quanto originadas, durante toda a safra, e está preparado para operar 24 horas por dia.

Parceria
A operação ferroviária é uma parceria entre a Copersucar e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O contrato entre as empresas, de longo prazo, permitiu a reforma de 500 vagões tipo Hooper, dedicados à Copersucar, com ganhos de produtividade tanto na carga quanto na descarga, com maior segurança e eficiência. Além disso, contempla a concessão da área onde foi construída a Pêra Ferroviária.